Por Maria Luiza Krakhecker
O inverno faz com que a gente se recolha no conforto de casa, e nada melhor do que ter na adega um bom vinho encorpado para esquentar nos dias de frio mais intenso, não é mesmo? Diferente dos vinhos brancos e dos rosés que são mais refrescantes, os vinhos tintos são uma ótima pedida para encarar o inverno, já que são mais estruturados e intensos!
Separamos para você, querido leitor, 5 indicações excelentes de vinhos tintos para abastecer a sua adega e aproveitar o que há de melhor nesse inverno!
Vinho Errante Malbec
O Malbec Errante em boca é untuoso e fácil de beber. Ele fica 3 meses em contato com madeira de cerejeira, tendo assim aromas de frutas vermelhas maduras, couro e chocolate. Harmoniza com carnes vermelhas, massas, risotos, aves e até mesmo carne de cordeiro!
Vinho Miguel Torres Santa Digna Cabernet Sauvignon
Para harmonizar com carnes vermelhas, massas, charcutaria e queijos, o vinho Santa Digna Cabernet Sauvignon é uma boa pedida! Esse rótulo chileno fica 6 meses em barricas de carvalho francês e americano. Em paladar é frutado, amadeirado, com taninos macios e acidez agradável. Possui corpo médio e aromas de frutas vermelhas frescas e especiarias doces. Experimente!
Vinho Criolla Argentina Malbec
O vinho Criolla Argentina Malbec é um vinho tinto de corpo médio que possui aromas de frutas vermelhas, com taninos marcantes, final longo e persistente. Esse vinho possui colheita manual e a fermentação é realizada com leveduras indígenas em ovos de concreto!! Ele não passa por processo de filtragem final e a produção é limitada a apenas 4.900 garrafas por ano. Harmoniza com carnes vermelhas, massas, risotos e charcutaria.
Vinho Pizzato Nervi Reserva Tannat
O Vinho Pizzato Nervi Reserva Tannat () em boca é de bom corpo e estrutura, com taninos firmes e prazerosos, de longa permanência. Amadurece 12 meses em barricas de carvalho francês de 1° e 2° uso. No olfato apresenta uma mescla de aromas de frutas escuras, chocolate, especiarias, couro, geleias (ameixa e amora) e torrefação. Harmoniza com carnes de caça, cordeiro, feijoada, cassoulets e queijos fortes. Pratos quentes gordurosos em geral acompanham muito bem este rótulo.
Pontuações:
92 pontos – Guia Latina Wine (2019)
91 pontos – Grande Ouro no Wines of Brasil Awards (2019)
17,5/20 pontos – Purple Pages Jancis Robinson (2018)
Melhor Tannat Brasileiro do Guia Adega de Vinhos do Brasil (2012/2013)
Vinho Errazuriz 1870 Reserva Carménère
O Vinho Errazuriz 1870 Reserva Carménère é um vinho chileno de corpo médio e cor vermelho rubi. Possui aromas de pimenta vermelha torrada e uma leve nota de molho de soja. Seus sabores são de pimenta, amoras e algum tabaco. É redondo, macio, com taninos muito redondos e agradáveis. Esse rótulo passa três meses em barrica de carvalho. Harmoniza com carne vermelha, charcutaria e queijos.
Agora que você já tem uma ideia de qual vinho comprar, passa no nosso site conferir os acessórios que temos para uma melhor experiência 😉