por Camile Calza e Jylson Carvalho
No dia 20 de setembro se comemora o Dia do Gaúcho aqui no Rio Grande do Sul. Aproveitando o clima, nós selecionamos alguns vinhos gaúchos que já degustamos e que temos certeza que você irá gostar 😉
Mas, antes de tudo, você sabe quais são as regiões vitiviníferas do Rio Grande do Sul? O mapa abaixo ilustra as principais regiões!
A Serra Gaúcha é a maior e mais importante região vinícola do Brasil, o terroir é perfeito para cultivar uvas com personalidade forte como: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Tannat, Ancellota, Pinot Noir, Riesling Itálico, Chardonnay, Prosecco, Moscato e Malvasia.
Por muito tempo, a região Campos de Cima da Serra ficou à sombra da Serra Gaúcha. Mas, as iniciativas de empresários para alavancar a região que hoje é reconhecida nacionalmente por sua qualidade. Entre as principais variedades estão: Pinot Noir, Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Viognier, Chardonnay e Pinot Grigio.
Curiosamente, a Serra do Sudeste abriga poucas cantinas, porém hoje é apontada como uma das mais promissoras regiões produtoras brasileiras. As principais variedades cultivadas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Teroldego, Tannat, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Malvasia.
Já a Campanha abriga alguns dos mais antigos vinhedos do Brasil e também é uma grande aposta do setor no Brasil. Quanto às variedades, destaca-se o cultivo de: Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz, Riesling, Chardonnay, Gewürxtraminer e Ugni Blanc.
Agora que já conhecemos um pouco as principais regiões vitiviníferas do RS, vamos ao que interessa… Os vinhos ♥
#1 Pizzato Reserva Alicante Bouschet
Este vinho é produzido no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. A quantidade é limitada e as garrafas numeradas, um excelente rótulo dos nossos amigos da Vinícola Pizzato. O vinho foi por vários anos o único varietal elaborado no Brasil a partir da uva Alicante Bouschet.
Harmonização: carnes vermelhas, carnes de caças, cordeiro e comida regional brasileira (rabada, mocotó e vaca atolada).
Confira a Ficha Técnica!
#2 Miolo Single Vineyard Touriga Nacional
Os vinhedos dos quais este vinho é proveniente estão localizados na Campanha Meridional (parte da Campanha próxima à Serra do Sudeste). O Single Vineyard é um conceito especial no Brasil, um vinho de um único vinhedo. Resultado do intenso e criterioso trabalho da Miolo, que mapeou os solos em busca da melhor tipicidade e expressão do terroir em cada rótulo da linha.
Harmonização: carnes vermelhas, massas, risotos, charcutaria e queijos, feijoada e comidas de panela com molhos estruturados e bem condimentados.
Confira a Ficha Técnica!
#3 Casa Venturini Cabernet Franc
Nossa terceira dica é um Cabernet Franc produzido na Serra do Sudeste. Um vinho elaborado pelos nossos parceiros da Casa Venturini que se destaca por seus aromas intensos florais e de frutas vermelhas, como amora e baunilha. Mais um rótulo que não pode faltar na sua adega!
Harmonização: carnes vermelhas, massas, risotos, charcutaria e queijos, pratos com molhos leves.
Confira a Ficha Técnica!
Uma boa surpresa! É assim que definimos este vinho produzido na Campanha Gaúcha pela Dunamis. O rótulo tem graduação alcoólica alta (16%), um corpo médio e ótimo potencial de evolução. O nosso time de sommeliers indica este rótulo que entrega muito por um preço justo.
Harmonização: carnes vermelhas, churrasco e massa ao molho ragu de carne.
#5 Larentis Cepas Selecionadas Ancellotta
Este vinho produzido no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é de produção limitada, são 5.000 garrafas numeradas. Faz parte da Linha Cepas Selecionas e é elaborado somente em safras propícias para produção de vinhos longevos. A seleção das uvas é feita manualmente nos melhores vinhedos da Família Larentis.
Harmonização: carnes vermelhas, carnes de caça, massas, risotos e pratos com molhos condimentados.
Confira a Ficha Técnica!
Gostou das nossas sugestões? Tomara que sim!
Pretendemos fazer mais posts unindo integrantes da nossa equipe, nesse caso Camile (do Marketing, com opinião de enófila) e Jylson (Sommelier Internacional da Boccati). 😊