Muitas pessoas acreditam que um bom vinho só pode ser degustado na companhia de pratos sofisticados. Mas, aí que se enganam… Em entrevista para a Revista Exame, o especialista em harmonização Rodrigo Bertin desmitifica o mito: “Quando utilizado junto da comida, seja ela qual for, o vinho tem a capacidade de complementar o alimento, ampliando o sabor da comida e preparando as papilas gustativas para receber a próxima garfada ou mordida”, explica.
Confira 6 pratos do dia a dia que podem ser harmonizados perfeitamente com vinho:
1 – Pastelzinho:
Pode ficar ainda melhor quando se utiliza um bom vinho, pois ele limpa a gordura da fritura de nossa boca e combina muito bem com os mais variados recheios. Combina com vinho tinto e as uvas mais indicadas são Pinot Noir, Carmenère e Merlot.
2 – Frango à passarinho:
Quando harmonizado com um vinho também diminui a gordura. Neste caso, indica-se um vinho tinto ou branco bem jovem e frutado, de uvas Pinot Noir, Merlot ou Chardonnay.
3 – Calabresa acebolada:
No caso da calabresa acebolada, o vinho tende a diminuir o gosto forte dela e limpar o paladar. Para esse tipo de prato, são indicados vinhos tintos de uvas mais potentes, como a Cabernet Sauvignon, Malbec ou Shiraz.
4- Pão com Mortadela:
Um dos sanduíches mais clássicos do Brasil também pode ser degustado na companhia de um bom vinho. A bebida diminui o sabor pungente da mortadela, ajudando na digestão. O vinho tinto de médio corpo das uvas Carmenère, Malbec ou Tempranillo é o que melhor harmoniza com o lanche.
5 – Macarrão com salsicha:
Nesse caso, deve-se utilizar um vinho tinto leve e bastante jovem, como os feitos com as uvas Sangiovese, Merlot ou Pinot Noir.
6 – Arroz, feijão, e ovo frito:
A combinação clássica de arroz, feijão e ovo também pode ser servida com uma taça de vinho. O melhor vinho para esse prato seria um espumante branco Brut.