Pizza e Vinho: a combinação perfeita!

Por Maria Luiza Krakhecker

 

É só falar em pizza que é difícil não ficar com vontade de devorar uma, né? Esse fenômeno gastronômico é cheio de história, e nada como uma boa taça de vinho para acompanhar uma fatia deliciosa. Pensando nisso, separamos algumas opções de harmonização. Acompanhe e descubra essas deliciosas combinações!

 

Um pouco da história da pizza

Em 10 de Julho de 1889, o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram pizza pela primeira vez em Nápoles, na Itália. Foi o padeiro dom Raffaele Espósito, o primeiro pizzaiolo da história, quem fez a pizza degustada por eles. O recheio utilizado pelo pizzaiolo foi molho de tomate, queijo e manjericão, remetendo as cores da bandeira da Itália. A rainha ficou tão impressionada com a pizza que o pizzaiolo decidiu nomear o sabor feito com o nome dela. Assim nasceu a famosa pizza Margherita!

O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho.

A origem da pizza não é certa. Uns dizem que foi no Egito, uns falam que foi na Grécia, mas a única certeza é de que foi em Nápoles, na Itália, que surgiu a primeira massa redonda!

A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, mais especificamente no bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte dos italianos na cidade de São Paulo. A pizza era restringida ao círculo dos italianos até 1950. Deste momento em diante ela se disseminou por todo o país, e logo tornou-se um elemento cultural brasileiro.

Comer uma pizza pede um bom vinho, já que essa combinação além de ser uma delícia, também é muito versátil. Separamos algumas dicas de harmonização para você!

Pizza Margherita e Torrontés

A pizza margherita, com já vimos, é feita com molho de tomate, queijo e manjericão. Por ser uma pizza com bastante queijo, esse vinho ajuda a quebrar as moléculas da gordura do queijo, criando uma perfeita harmonização. Nossa dica de Torrontés é o Vinho Estancia Los Cardones Anko Torrontés um vinho de corpo médio com acidez natural e aromas florais. Experimente!

 

 

 

 

 

Pizza Vegetariana e Claude Val Branco

O Claude Val Branco é um vinho branco de médio corpo, com aromas cítricos e frutas tropicais. Em boca explode como uma fruta viva, fresca, num balanço cativante e de importante persistência. É um produto orgânico, fantástica relação qualidade x preço. Experimente ele com uma pizza de vegetais, como brócolis ou cogumelos e se surpreenda!

 

 

 

 

Pizza de Bacon e Tannat

Por ser bem gordurosa, a pizza de bacon harmoniza bem com vinhos mais concentrados, de taninos presentes e acidez equilibrada. Sugerimos para acompanhar essa pizza, o Vinho Familia Bresesti Tannat | Merlot que é um vinho com envelhecimento de 2 meses em carvalho americano para manter a frescura varietal. É delicado, equilibrado e frutado, com uma expressão única que lembra frutas negras.

 

 

 

 

Pizza de Calabresa e Malbec

 As pizzas elaboradas com embutidos pedem um sabor tão intenso quanto o seu. Taninos mais marcantes geralmente garantem um equilíbrio entre os sabores. Para a pizza de calabresa, indicamos o Vinho Rompe Corazones Malbec pois ele é um vinho encorpado, com taninos macios e final persistente, além de ser um rótulo encorpado.

 

 

 

 

 

 

Pizza Doce e vinho Licoroso

 É claro que não íamos deixar a pizza doce de fora!! Independente do sabor escolhido, sobremesas pedem vinhos com dulçor equivalente. Para isso, a harmonização perfeita para qualquer sabor de pizza doce é o Vinho Licoroso Leone di Venezia Dolce Vita. Ele é aveludado, apresenta um ótimo equilíbrio entre álcool, acidez e a leve doçura que prologa seu delicado final de boca.

 

 

 

 

 

Agora que você já viu algumas opções de harmonizações, garanta seu vinho em nosso site e deguste sua pizza preferida acompanhada de um belo rótulo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *