Saiba o que são Vinhos de Guarda

por Maria Luiza Krakhecker

 

 

“Quanto mais velho o vinho, melhor” é uma frase que muito se escuta. Mas será que isso é verdade? Todos os vinhos devem ser guardados para envelhecer? É o que vamos descobrir no post de hoje!

De todos os vinhos ao redor do mundo, apenas 10% deles são considerados vinhos com potencial de guarda. Os outros 90% são vinhos para consumo imediato, que num geral é de 3 a 5 anos para vinhos tintos e 2 a 3 anos para vinhos brancos. Esse tempo só é válido se o vinho for armazenado corretamente, tendo cuidado com a temperatura, exposição à luz solar e posição em que é guardado.

Não existe uma certeza absoluta do que torna um vinho ser de guarda. A soma de fatores como terroir, castas, acidez, taninos e vinificação permitem que um vinho tenha potencial de guarda.
As variedades de uvas são um aspecto muito importante na produção de um vinho de guarda. Há aquelas que possuem características mais favoráveis ao envelhecimento, que é uma boa concentração de taninos e de acidez.
São vinhos que levam mais tempo para atingir seu apogeu, permanecem nele muito tempo e declinam suavemente.

O potencial de um vinho de guarda se deve igualmente a sua elaboração. Para os vinhos tintos, obter uma boa extração dos taninos é extremamente necessário pois garante ao vinho uma estrutura necessária para envelhecer. O amadurecimento em barrica nova também tem parte importante no potencial de guarda.
Para os vinhos brancos é essencial dispor de um bom nível de acidez. Para aqueles que não são de uma cepa de forte acidez, o amadurecimento em barril pode favorecer o potencial de guarda.

Como armazenar o vinho corretamente

– A primeira orientação é guardar o vinho em temperatura adequada. O ambiente em que o vinho será guardado deve estar de 12°C a 16°C preferencialmente. Quanto mais quente o ambiente, maior é a probabilidade de ele estragar.
– Evite manusear o vinho. Preferencialmente retire a garrafa do local apenas quando for abrir.
– Mantenha as garrafas ao abrigo da luz. A luz tanto solar quanto de lâmpadas pode alterar a qualidade do vinho, por isso, guarde sempre em ambientes que não tenha contato direto com a luz.
– Para vinhos que irão passar mais de um ano na adega, o recomendável é deixar as garrafas na horizontal, para que a rolha não resseque, o que causa uma micro oxigenação da bebida. Espumantes devem ser guardados sempre na horizontal também.
– Cada vinho tem um prazo de validade, e nem todos reagem bem após um longo período guardado. Então, lembre-se sempre de olhar no rótulo as indicações do produtor sobre o tempo de guarda e de consumo.

 

 

O envelhecimento do vinho é proporcionado pela micro oxigenação por qual o líquido passa. Isso altera os aromas e os sabores do vinho, deixando-o mais macio e intenso. Os aromas terciários só aparecem com tempo de guarda, formando o bouquet do vinho que é composto por aromas de frutas secas, como ameixa, damasco e figo, couro, caramelo, terra úmida, folhas secas, castanhas e mel.

 

São vários os fatores que tornam o potencial de guarda de um vinho possível, portanto, se comprar um vinho jovem ou não saber qual é o potencial de guarda do seu vinho, não guarde esperando que ele envelheça bem. Aproveite e tome aquela taça quando tiver vontade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *