por Eduarda D’Agostini, Jylson Carvalho e Rodrigo Webber
Olá! Você sabia que o rótulo de um vinho traz informações básicas e importantes sobre o produto? Como sua procedência, o tipo de uva usado na sua produção, sua graduação alcoólica, entre outros… Porém, em cada país essa informação pode vir de formas diferentes.
Por isso, a partir de hoje aqui no blog vamos contar um pouquinho sobre as peculiaridades dos rótulos dos vinhos ao redor do mundo, começando por nosso querido Brasil!
Como ler o rótulo dos vinhos brasileiros
Tipo: tinto, branco ou rosé.
Classe: de mesa, de mesa fino, espumante ou licoroso.
Uva: a legislação brasileira exige o mínimo de 75% da variedade de uva declarada nos vinhos varietais. Ou seja, quando no rótulo o vinho diz “Merlot” pode ser que ele seja produzido com 75% da variedade e os outros 25% com outra ou outras uvas.
Teor alcoólico: graduação alcoólica do produto, sempre informada em %.
Teor de açúcar (vinhos): Seco (<4g/l); Demi-Sec (4-25g/l); Suave (>25g/l).
Teor de açúcar (espumantes): Nature (<3g/l); Extra-Brut (3-8g/l); Brut (8-15g/l); Seco (15-20g/l); Demi-Sec (20-60g/l); Doce (>60l).
Conteúdo: em mililitros (ml).
Produtor e engarrafador: nome e endereço.
Registro no Ministério da Agricultura: número do registro.
Numeração: refere-se à numeração das garrafas e lotes, entre outros. É um recurso utilizado para especificação de vinhos selecionados ou reservas especiais.
Além das informações padrão, muitos rótulos também trazem notas sobre a degustação do vinho e dicas de harmonização. Mas, não se preocupe, se você não encontrar no rótulo a informação que precise, pode sempre contatar um de nossos sommeliers e receber atendimento personalizado!
A Boccati tem orgulho em incentivar o consumo do vinho brasileiro! Conheça nosso portfólio de Vinhos Brasileiros com rótulos selecionados com muito carinho pelos nossos sommeliers! 🍷
Fonte: Degustação: manual básico para degustar vinhos e espumantes.