por Eduarda D’Agostini
Olá! Há um tempo atrás iniciamos aqui no Blog Terroir Boccati a coluna #myriedel. A cada 15 dias trago várias dicas para vocês sobre a taça ideal para cada vinho. Mas como a Riedel desenvolve essas taças? Como eles sabem qual é a taça ideal? Quais seus segredos? Hoje vou revelar alguns deles…
Você já provou um vinho em algum lugar e gostou tanto que comprou uma garrafa para levar para casa? E quando você provou esse vinho em casa, o que achou? Às vezes, nos decepcionamos ao tomar um vinho pela segunda vez e perceber que não era tudo aquilo… Na verdade, o vinho é o mesmo, o que muda é que tomamos o mesmo vinho em taças diferentes e a taça pode mudar totalmente nossa percepção sobre a bebida.
Depois de anos de estudos a Riedel comprovou que um vinho exibirá características completamente diferentes quando for servido em taças distintas. Essas diferenças podem ser tão grandes que, quando o mesmo vinho é servido em taças diferentes, até degustadores experientes não acreditam estar provando o mesmo vinho. A partir disso, hoje podemos encontrar no mercado dois grupos de taças: as Wine-Friendly e as Grape Varietal Specific.
As taças Wine-Friendly (amigas do vinho) para tinto, branco e espumante, foram desenvolvidas para os bebedores de vinho mais casuais, são taças mais genéricas, porém nunca irão possibilitar que o vinho dê o seu máximo. Já as taças Grape Varietal Specific foram desenvolvidas para os entusiastas do vinho, disponíveis para as mais diversas variedades como Riesling, Chardonnay, Cabernet, Merlot, Syrah, Pinot, entre outras, irão sempre extrair o melhor de cada vinho, desde que esse seja servido na taça adequada. Esse segundo grupo é a especialidade da Riedel.
Cada varietal carrega no seu DNA aromas e sabores inconfundíveis, o que aumenta a importância de selecionar a taça apropriada. Uma taça Riedel é um acessório que se destina a desbloquear as características mais alusivas de um vinho específico. As taças Grape Varietal Specific traduzem a “mensagem” do vinho para os sentidos humanos. Mas como isso funciona?
Uma taça Riedel é formada por três partes: bojo, haste e base.
O bojo é a parte principal da taça. Produzido em cristal com parede fina (em média 0,7mm) seu design varia de acordo com três principais características: formato, tamanho (volume) e abertura (diâmetro).
- O formato da taça é importante para fazer com que o vinho “entre” em nossa boca atingindo pontos específicos na nossa língua, influenciando nos sabores que iremos identificar no vinho.
- O tamanho (volume) é importante para a concentração dos aromas do vinho, assim poderemos identifica-los com maior clareza.
- Já a abertura (diâmetro) irá influenciar tanto na nossa percepção dos sabores como dos aromas e, ainda, irá delimitar o tempo que o vinho irá “percorrer” nossa boca, fazendo com que possamos perceber o corpo e a complexidade do vinho, além de outras características sensitivas.
- O material também é muito importante, quanto mais fico o cristal, maior sensibilidade teremos durante a degustação.
A altura da haste e a largura da base serão determinadas para que possam sustentar o bojo e manter a taça em equilíbrio. E ainda existem as taças sem pé, que terão exatamente o mesmo efeito na degustação de um vinho, sendo diferentes apenas na estética, com um design mais descontraído e moderno.
Resumindo, a taça irá influenciar em toda a nossa percepção sobre o vinho: seus aromas, sabores, taninos, acidez, corpo, complexidade e demais características. O que é importante entender é que as taças não podem mudar o vinho, o que elas mudam é a nossa percepção sobre ele. A partir disso devemos tomar cuidado com a seleção de taças quando nosso objetivo for apreciar mais tecnicamente a degustação de um vinho, pois:
- Se escolhemos a taça errada, ela pode distorcer a mensagem que o vinho deveria nos transmitir, mas
- Se escolhermos a taça correta, o vinho irá nos apresentar sua melhor performance!
A verdade é que cada vinho encontrará o equilíbrio e terá suas características mais evidenciadas em uma taça específica. E essa é a filosofia Riedel: Se você quer beber vinhos diferentes, deve ter taças diferentes!
Fiquem ligados nos próximos posts e aprendam a escolher a taça ideal!
Conheça a linha completa da Riedel!