por Amanda Costa e Jylson Carvalho
Com certeza a harmonização mais perfeita e famosa é a do vinho com massa! Mas para a gente acertar, é importante sabermos qual será o molho que irá acompanhar o prato, pois é com ele que iremos decidir o vinho para harmonizar.
Molho de tomate: também conhecido como molho sugo, é um dos molhos mais tradicionais e associados ao mundo da massa. Combina super bem em lasanhas, nhoque, espaguete e tortéi. Harmoniza com vinhos em geral tintos e que tenham uma boa acidez para acompanhar a acidez do tomate. Para aqueles consumidores que preferem um vinho sul americano, um Pinot Noir chileno Leyda Reserva do Valle Casablanca e traz essa acidez marcante e boa fruta.
Molho à bolonhesa: muito tradicional também, é um molho com base em molho de tomate e carne vermelha. Combina com lasanha e espaguete. Harmoniza com vinhos também com boa acidez, devido a predominância do tomate no molho, mas aqui selecionaremos um vinho com um pouco mais de estrutura já que no molho bolonhesa tem a presença de carne. Desta vez a sugestão é um Diego Pressenda D.O.C.G. Barolo ou vinhos com a uva Nebbiolo (mais em conta que os Barolo).
Molho pesto: famoso pelo sabor marcante, sua base é manjericão, azeite de oliva e (segundo a forma brasileira de preparar) nozes e parmesão. Muito utilizado para preparar saladas ou comer com torradinhas, mas principalmente como molho de espaguete. Harmoniza com vinhos brancos de boa acidez e intensidade aromática para poder acompanhar toda intensidade do pesto. Vamos de “brazuca” de novo, Casa Olivo Pinot Grigio de Antonio Prado. Sou suspeito de estar indicando esse vinho pois adoro os vinhos brancos dessa região.
Molho funghi: mais conhecido como um molho “gourmet”, sua base é o molho branco com cogumelos secos, o famoso funghi secci. Combina super na preparação de lasanhas ou massas como o penne. Harmoniza com vinho branco Chardonnay preferencialmente barricado Larentis Gran Reserva Chardonnay DO ou um tinto Amitié Pinot Noir.
Molho de 4 queijos: os amantes de queijo piram com esse molho! É um molho branco cheio de diferentes tipos de queijo. Famoso na preparação de lasanhas, combina também com massas tipo penne. Harmoniza com um bom Merlot, esse preferencialmente brasileiro por ser uma uva que se adaptou muito bem ao nosso solo. A dica é Pizzato Fausto Merlot. Para quem quiser arriscar, um branco com acidez marcante, pois tira um pouco daquela sensação de untuosidade na boca causada pela intensidade do molho. Anselmann Riesling Trocken.
Molho carbonara: simples mas delicado no processo de fazer, sua base é ovos, bacon e queijo. Combina super bem com espaguete. Harmoniza com vinhos tintos, que comportem a estrutura do molho e bacon. Um vinho Chianti seria a primeira sugestão, mas podemos selecionar um vinho que tenha mais opções no mercado, e desta vez um bom Malbec argentino. A dica é o vinho Cavas del Artesano Malbec.
E aí, gostaram das dicas? Conta pra gente qual combinação é a sua favorita!