Vinhos de Altitude: as novas caixas premium da Boccati

Como já falamos aqui no Blog Terroir Boccati, em maio nossos sommeliers viajaram para a Serra Catarinense em busca de novos rótulos para o nosso acervo, como contei neste post: Missão Serra Catarinense: em busca de novos vinhos para o nosso acervo!

O que não contamos é que estávamos procurando vinhos para nossa nova caixa premium: a de vinhos de altitude da Serra Catarinense 😊 E é disso que falaremos hoje.

Foto: Amanda Costa

Os nossos sommeliers não esperavam ser surpreendidos tão positivamente, por isso, em vez de uma caixa, estamos lançando duas!  Uma de vinhos tintos e outra com vinhos brancos e rosé – já que a produção de variedades brancas e rosés é muito forte naquela região. Ao todo, são 10 rótulos, de oito vinícolas, todos assinados “à mão” pelos enólogos ou proprietários.

Com unidades limitadas – apenas 350 caixas exclusivas, sendo 250 de vinhos tintos e 100 de vinhos brancos/rosé – sendo todas numeradas e podendo ser personalizada com o nome do cliente. O produto valoriza os rótulos brasileiros e traz uma seleção única pensada especialmente para os amantes do vinho.

As caixas são produzidas em madeira, forradas com tecido e estampadas com imagens que remetem às paisagens lindas da Serra Catarinense. Além disso, na parte interna as informações dos vinhos complementam a beleza do kit.

 

Caixa Premium Vinhos de Altitude Tintos

Foto: Amanda Costa

São seis rótulos de diferentes vinícolas, acompanhados do livro Gourmandises Catarinenses, que mostram belíssimas fotos e receitas deliciosas!

Leone Di Venezia Montepulciano 2019 750ml, a uva Montepulciano teve uma ótima adaptação no terroir de 1.300m de altitude, somada a uma passagem em barrica de carvalho por 14 meses.

Suzin Zelindo Lote II Assemblage 750ml, um vinho que é elaborado somente nas melhores safras em altitude de 1200m, estruturado, potente e encorpado, possui grande potencial de guarda. Este vinho estagiou por 24 meses em barricas novas de carvalho francês e americano.

Thera Pieno 2019 750ml, um vinho tinto produzido apenas com variedades italianas. Trata-se de um corte de Sangiovese e Montepulciano com 12 meses em passagem de barrica francesa.

Pericó Basaltino Pinot Noir 2019 750ml, com uma safra limitadíssima e garrafas devidamente enumeradas, o Basaltino é um vinho de cor vermelho rubi brilhante e translúcido.

Quinta da Neve Touriga Nacional 2020 750ml, cultivada na primeira vinícola a se estabelecer em São Joaquim- SC, no terroir de altitude da Lomba Seca, um lote único de uma safra especial com 12 meses em barrica de carvalho francês.

Villa Francioni VF 2015 750ml, um vinho com corte entre as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec. Com passagem por barricas de carvalho francês por 18 meses.

 

Caixa Premium Vinhos de Altitude Brancos e Rosé

Foto: Amanda Costa

 

Nesta versão da Caixa Premium, são quatro rótulos acompanhados de um cooler térmico da Boccati.

Villa Francioni Chardonnay 2020 750ml, um vinho com passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês de primeiro uso, com realização de batonage resultando em um vinho de coloração ouro claro, límpido e brilhante.

Thera Sauvignon Blanc 2020 750ml, a variedade Sauvignon Blanc é a uva branca mais emblemática da Serra Catarinense, e este vinho em especial, apresenta aromas de alecrim, arruda, manjericão e folhinha de tomate.

Vinhedos do Monte Agudo Chardonnay Unoaked 2020 750ml, este vinho teve contato com leveduras por aproximadamente 12 meses, resultando em sabores mais cremosos e amanteigados.

Abreu Garcia Rosé Malbec 2020 750ml, o vinho foi criado em 2015, e é o primeiro rosé Malbec da Serra Catarinense. Em 2018 foi coroado como o melhor rosé do Brasil.

 

A Serra Catarinense

Divididas pelos municípios de São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urupema, Bom Retiro, Urubici e Tangará, e outros que compõem a Rota dos Vinhos de Santa Catarina, as vinícolas da Serra Catarinense desenvolvem o cultivo de castas de diversas origens, com destaques para as de origem Francesa e Italianas. Lá podemos encontrar: Sangiovese, Carmenere, Chardonnay, Riesling, Syrah, Teroldego, Nero D’ávola, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Montepulciano D’Abruzzo.

A região conta com um terroir típico, onde o inverno chega mais cedo, e que as uvas têm um amadurecimento mais lento. Com isso, encontra-se muitas colheitas tardias de Cabernet Sauvignon e apostas em uvas com características mais apropriadas para esse tipo de clima.

Por lá, a amplitude térmica é muito grande e pode variar entre 15 a 20 graus do dia para a noite, em vinhedos com altitude entre 900 e 1300 metros. O índice de chuva na região é cerca de 240% acima do considerado ideal para o cultivo de uvas viníferas. Porém o período de exposição ao sol, complementado com a amplitude térmica, maturação completa em seus períodos ideais, baixa pressão atmosférica pela altitude dos vinhedos e qualidade do solo, fazem com que as vinhas não percam nutrientes durante a noite, quando ocorre a respiração das plantas.

O que encontramos, por fim, são vinhos saborosos e de alta qualidade. A visita à região faz com que a experiência de beber um bom vinho torne-se ainda mais especial.

E é isso o que queremos com as nossas Caixas Premium Vinhos de Altitude: levar boas experiências e memórias incríveis para os amantes do vinho!

Garanta a sua caixa no nosso site ou em nossa loja em Caxias do Sul, na Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2043.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *