Degustação Riedel: compreendendo as diferenças de cada variedade

Buscando sempre agregar conhecimento para os clientes, a Boccati promoveu no final de setembro – dias 28 e 29 – uma Degustação com as taças Riedel, este evento teve o objetivo de proporcionar a experiência de perceber as diferentes características dos vinhos em cada taça Riedel.

O evento teve a gastronomia assinada pela chef Inês Vizzioli e contou com a ilustre presença do Gerente Comercial da Riedel, Guilherme Mantovani,  que ministrou a degustação completa.

Iniciou-se a degustação com água, isso mesmo, você não leu errado, ÁGUA! 💦
Isso porque a água não possui aroma, sabor e nem cor, então a única coisa que sobra para avaliar é a temperatura. E pasmem, utilizamos três taças, e foi perceptível a diferença da temperatura no paladar que cada taça ressaltou.

Após esse teste onde é possível entender como o líquido age diferente na língua em cada taça, iniciou-se a degustação com os vinhos Laureano Gomez Pinot Noir, Santa Rita Medalla Real Gold Cabernet Sauvignon e Vinho Paul Mas Syrah.

A degustação é guiada da seguinte maneira: o mesmo vinho é servido em três taças diferentes, ao degustar em determinada taça, o Guilherme vai conduzindo e citando o que as pessoas devem perceber, para assim terem uma experiência mais completa.

Após o final da degustação, aproveitamos para fazer uma entrevista com o Guilherme, afinal, temos que aproveitar os momentos em que recebemos essa ilustre presença! Confira abaixo:

 

Porque o formato das taças é tão importante?

Por vários motivos:

Aroma
A taça específica de uma variedade de uva é responsável por expressar a qualidade e intensidade do aroma do vinho.

Textura
A taça específica para a variedade de uva destaca os estilos de “sensação na boca” no vinho (aguado, cremoso, sedoso, aveludado).

Sabor
A taça específica para uma variedade de uva cria uma interação equilibrada entre a fruta, a mineralidade, a acidez e os componentes amargos de um vinho.

Final
A taça de uva específica para uma variedade de uva oferece um gosto final agradável, contínuo, harmonioso e persistente.

As taças são moldadas por tentativa e erro juntamente com os profissionais do mundo do vinho. O mesmo vinho apresenta características completamente diferentes quando servido em uma taça diferente. A variedade da uva é o fator chave na determinação da relação entre fruta, acidez, tanino e álcool. A Riedel cria taças com formas distintas a partir de castas específicas. O tamanho e a forma da taça desempenham a transmissão da mensagem de um bom vinho.

Os decanters da Riedel são belíssimos, cada qual com seu design inovador. Como são desenvolvidos os decanters da Riedel e quais as principais diferenças entre eles?

Eles são desenvolvidos e desenhados pelos membros da família Riedel. Maximilian J. Riedel é o maior desenhador deles e é inspirado em formas orgânicas, funcionais e que se possa produzir. A diferença entre eles é obviamente a visual, mas também a forma com o qual o vinho vai respirar e aerar dentro deles. Cada decanter tem uma maneira diferente de ser utilizado, uns para vinhos mais jovens, que precisam de uma aceleração mais intensa, e outros mais elegantes, controlando mais facilmente o movimento e serviço.

Você comentou que é possível perceber algumas características quando uma taça não é adequada para determinado vinho (como o álcool no nariz e um seco na boca), pode nos explicar um pouco mais sobre isso?

Podemos fazer em casa este exercício com qualquer taça ou copo para entender a dinâmica e a mudança de percepção da qualidade da bebida em que iremos degustar. No nariz um dos elementos mais notórios é o aumento da sensação de álcool, pois ele é o componente mais volátil. Sentimos uma intensidade maior do álcool em uma taça não adequada, enquanto que na boca, sentimos um o vinho mais fechado, menos frutado e mais seco, amargo ou ácido, dependendo do formato e tamanho da taça. Cada vinho vai se expressar de maneira diferente, dependendo o formato da taça, portanto uma regra ou um vinho, não se aplica a outro, cada caso é um caso.

 

Durante a degustação percebemos o quanto os clientes ficavam admirados com as diferentes sensações que cada taça proporciona, como é para você observar as pessoas tendo essas percepções pela primeira vez?

Obviamente eu também tive a mesma impressão da primeira vez que fiz esse experimento, portanto eu sei mais ou menos o que passa na cabeça de cada um naquele momento. Acredito que a partir dessa experiência comparativa conseguimos ter uma melhor ideia da característica e da beleza que cada casta (variedade) pode nos proporcionar. Então é como uma quebra de paradigma, será que realmente não gosto de Pinot Noir? Acredito que uma degustação Riedel possa nos fazer questionar nossos gostos e também redefini-los, e entender um pouco mais da beleza da cada variedade.

 

Não tem como não se apaixonar por uma marca que promete deixar os vinhos melhores não é mesmo?

A Boccati, é importadora oficial da Riedel, em nosso site você encontra uma ampla variedade de taças e decanters da marca. 🍷❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *