Comer Bem no Outono: qualidade sensorial e nutricional dos alimentos

por Carolina Rizzon (nutricionista)

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 01 – Outono)

Indiscutível a afirmação de Hipócrates (460 – 377 a. C): “Faça do seu alimento seu remédio e de seu remédio, seu alimento”. Por que não utilizarmos esta filosofia milenar e buscar na natureza, a solução dos nossos problemas?!

Na nutrição é traduzido como sazonalidade, que se refere diretamente aos alimentos que estão na “época” de forma natural. Além de preços mais em conta, seu consumo provém ao homem uma alimentação mais saudável, equilibrada e sem excessos de consumo.

O grande problema contemporâneo é a distância do homem com seu meio natural! Devido à globalização, perdemos um pouco este conhecimento que interfere diretamente na qualidade dos alimentos que consumimos. Por exemplo, podemos conseguir abacaxi no inverno na Serra Gaúcha, vindo do nordeste do país, colhido verde e “viajado” por 3.705 km.

Como benefício teremos o abacaxi, porém não teremos uma fruta com seus nutrientes completamente formados porque foi colhida verde e amadureceu fora do seu ambiente natural, perdendo sabor, textura, aroma e cor.

Muitos estudos evidenciam maior quantidade de vitaminas, minerais e outros constituintes essenciais e benéficos nos alimentos da época. Dentre esses, um estudo realizado no Japão demonstra que a vitamina C em espinafres encontrava-se reduzida de 1/5 a 1/8 nestes alimentos comercializados fora do seu período natural de colheita.

Então, fique ligado nas dicas da Revista Terroir! Em cada estação, estarei com vocês orientando sobre os alimentos da época, seus benefícios, onde comprar, como encontrar, o que questionar, enfim uma visão holística em relação à alimentação que preza pelo prazer e pela saúde.

Alimentos da estação:

Hortaliças: alface, radicci, rúcula, repolho, agrião, chicória, moranga cabotiá, chuchu, batata-doce, aipim, beterraba, cenoura e cebola.

Frutas: abacate, caqui, goiaba, pêra e banana.

Benefícios da Moranga:

As fibras auxiliam no funcionamento intestinal e na percepção de saciedade. Ajuda na reconstrução e manutenção das células que são necessárias para visão. Torna a pele mais bonita e saudável, aumenta a imunidade e auxilia na prevenção do câncer.

Confira receita especial para comer bem neste outono!

Referências utilizadas: FFTC. Better nutrition from vegetables in season. FFTC Practical Technology. 2001 (2):1-2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *