por Camile Calza e Eduarda D’Agostini
Para quem, como nós, gosta de beber um bom vinho e receber os amigos, a ideia de ter uma adega própria em casa agrada muito. Além da praticidade na hora da escolha da bebida, o ganho é muito grande também com a decoração do ambiente.
Não podemos esquecer que, ao planejar uma adega em casa, devemos estar atentos às características necessárias para uma boa conservação do vinho:
- Temperatura: 12-18°C
- Umidade: moderada 65-75%
- Arejamento: moderado (boa ventilação)
- Luminosidade: mínima
- Vibração: mínima ou nula
Confira importantes dicas do sommelier Marcelo Weigl no post Como armazenar seu vinho.
Já na definição dos aspectos visuais, devemos levar em consideração o espaço disponível, o estilo de decoração já utilizada no ambiente e nossas necessidades em relação à adega. Engana-se quem pensa que é um item exclusivo para espaços amplos. Se bem planejado, é possível adequar uma adega em qualquer cantinho da casa. Por isso, hoje iremos trazer dicas de adegas em paredes!
Sabe aquela parede vazia na sua casa? Ele pode se tornar uma adega e nem é preciso encomendar um móvel planejado para isso. As Adegas Boccati, feitas de madeira reflorestada, são modulares (com espaço para seis garrafas) e podem ser facilmente montadas no formato que encaixar melhor no seu espaço. Uma boa opção para casas pequenas!
O mais legal das adegas em parede é a sua versatilidade! Mesmo quando não temos nenhum cantinho livre, podemos adaptá-la a móveis já existentes.
A adega também ser a própria “parede”, posicionada de modo que funcione como um divisor de ambientes dentro da casa, separando a sala de jantar da área de circulação, por exemplo.
A adega agrega charme e até um certo requinte ao ambiente, por isso, independentemente do tamanho, é interessante que ela fique visível. Assim, aposte no vidro para fazer seu fechamento, lembrando de cuidar sempre da luminosidade, o vidro mais escuro ajuda nessa função.
As adegas embutidas na parede são uma ótima opção. Assim, os vinhos ficarão protegidos e será mais fácil de manter a temperatura e controlar a luminosidade.
Além de vinhos, podemos acrescentar taças, acessórios e até uma adega climatizada na sua parede. Assim, temos facilidade na hora de escolher e servir o vinho e sua adega passar a funcionar como se fosse um minibar.
As opções são diversas. Mas, se na sua casa não é possível trabalhar com a ideia de adegas em parede, não se preocupe, existem muitas outras alternativas. Fiquem ligados no próximo post!
Fotos: Casa Vogue | Decohoms