Adegas embaixo de escadas

por Camile Calza e Eduarda D’Agostini

Para quem, como nós, gosta de beber um bom vinho e receber os amigos, a ideia de ter uma adega própria em casa agrada muito. Além da praticidade na hora da escolha da bebida, o ganho é muito grande também com a decoração do ambiente.

Não podemos esquecer que, ao planejar uma adega em casa, devemos estar atentos às características necessárias para uma boa conservação do vinho:

  • Temperatura: 12-18°C
  • Umidade: moderada 65-75%
  • Arejamento: moderado (boa ventilação)
  • Luminosidade: mínima
  • Vibração: mínima ou nula

Confira importantes dicas do sommelier Marcelo Weigl no post Como armazenar seu vinho.

Já na definição dos aspectos visuais, devemos levar em consideração o espaço disponível, o estilo de decoração já utilizada no ambiente e nossas necessidades em relação à adega. Engana-se quem pensa que é um item exclusivo para espaços amplos. Se bem planejado, é possível adequar uma adega em qualquer cantinho da casa. Há um tempo atrás falamos sobre Adegas em paredes e divisórias, e hoje as dicas serão de adegas embaixo das escadas!

Um detalhe muito importante para levar em consideração quando você pensa em montar uma adega embaixo da escada, é que a vibração no ambiente deve ser mínima ou nula, afim de proteger e preservar os vinhos. Por isso, certifique-se que sua escada é bastante estável, principalmente se for escada de madeira ou metal.

O mais interessante das adegas embaixo de escadas é o aproveitamento do espaço, muitas vezes um cantinho “morto” na casa pode virar um ponto decorado e acima de tudo funcional. Mesmo se o espaço que você tiver embaixo da escada for pequeno, já será o suficiente para guardar algumas garrafas de vinho. Adegas embaixo da escada ajudam a manter a temperatura e a luminosidade ideias para os seus vinhos.

Já se o espaço for maior, você pode aproveitar e “brincar” com a disposição das garrafas, usando móveis em diferentes tamanhos e formatos. Garrafas deitadas, garrafas na diagonal, garrafas em espaços individuais ou nichos para várias garrafas juntas. O que vale é a criatividade!

A adega agrega charme e até um certo requinte ao ambiente, por isso, independentemente do tamanho, é interessante que ela fique visível. Assim, aposte no vidro para dar o toque final no projeto, lembrando de cuidar sempre da luminosidade, optar por um vidro mais escuro pode ajudar nessa função.

Foto: Pinterest

Além de vinhos, podemos acrescentar taças, acessórios e até uma adega climatizada.  Assim, temos facilidade na hora de escolher e servir o vinho e sua adega passar a funcionar como se fosse um minibar.

Foto: Arquivo Boccati

Se você não quiser investir em um móvel planejado para montar sua adega, a Boccati tem a solução! As Adegas Boccati, feitas de madeira reflorestada, são modulares (com espaço para seis garrafas) e podem ser facilmente montadas no formato que encaixar melhor no seu espaço. Uma boa opção para casas pequenas!

E aí, gostaram das nossas ideias de adegas embaixo das escadas? Esperamos que sim 😊

Fiquem ligados que já estamos preparando o próximo post com mais dicas de decoração!

One Reply to “Adegas embaixo de escadas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *