por Flávia Busetti
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 05 – Outono)
Muitos de nós já sentimos algum cheiro que nos fez lembrar de uma pessoa, um momento ou uma comida. Isso é o que chamamos de memória olfativa e, através dela, conseguimos por milésimos de segundos linkar um aroma a nossas memórias.
Alguns aromas conseguimos guardar rapidamente, outros por vezes, sentimos e sabemos que vêm de algo, porém não conseguimos nos lembrar exatamente. Para uma pessoa que pretende seguir na área e tornar-se um sommelier ou mesmo aprimorar suas qualidades de enófilo, essa memória olfativa deve estar sempre em desenvolvimento e treinamento. Afinal, alguns cheiros não são tão comuns, como o de toranja (pomelo), outros já são bem comuns como pedra molhada (quando a chuva bate na pedra) ou de grama cortada. Ao colocar o nariz na taça a enxurrada de nomes deve vir rapidamente em nossa cabeça – Maçã verde? Flor de laranjeira? Frutas vermelhas? Cassis? Grama cortada? Madeira? Baunilha?
O Kit aromas tem o intuito de fazer com que pratiquemos esse lado de lembrar do aroma, sem saber o visual, o que facilita no momento da analise olfativa do vinho. Você pode utilizá-lo de várias formas: escolher um frasco, sabendo o nome do aroma, aplicar a essência em um pequeno pedaço de papel e após alguns minutos, senti-lo e memorizar. Outra forma é escolher dois ou três frascos, fazer o mesmo procedimento de aplicar em três pedaços de papel, e tentar descobrir o que cada aroma é, forçando a memória!
Além dos aromas, o manual de degustação ajudará com as técnicas de degustação aprimorando-as.
Esse e outros acessórios você encontra nas lojas física e virtual Boccati!