Champagne: conheça mais sobre as origens dessa bebida especial 🥂

por Rangieli Prado

O champagne é uma bebida indispensável em celebrações e datas especiais, tanto pelo sabor elegante, perlagem, quanto por sua exclusividade. Considerada a bebida favorita de reis e monarcas ela tornou-se um sucesso entre a alta sociedade o que fez sua procura aumentar ainda mais ao longo do tempo.

A bebida foi descoberta por um monge religioso chamado Dom Pérignon (1638-1715), que passou boa parte de sua vida na abadia de Hautvilliers, situada na região de Champagne, onde era responsável por cuidar das adegas. Dom Pérignon descobriu que alguns vinhos passavam por uma segunda fermentação depois de engarrafados, ele aperfeiçoou seu método que resultou no primeiro champagne. Veuve Clicquot uma senhora na época também entra para história por contribuir no aprimoramento do champagne, retirando as impurezas e tornando a bebida mais límpida, ela criou os pupitres, inventou os processos de remuage (girar as garrafas) e dégorgement (degolar).

Fonte: Veuve Clicquot

Devido a denominação de origem controlada (D.O.C.) a região de Champagne, na França, que fica a 150 quilômetros de Paris é a única no mundo que pode dar o nome de champagne aos seus espumantes. Essa região possui um solo com características específicas que propiciam uvas aptas para um champagne (Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier) e um clima frio.

Fonte: Carp Mundi

Na hora de degustar um champagne também podemos nos atentar a alguns detalhes, como por exemplo, a cor que pode variar de amarelo bem claro e cristalino, até um dourado intenso. Mas o que mais chama a atenção, porém, é a formação das borbulhas, que preferencialmente devem ser pequenas e abundantes. Geralmente os aromas são sutis e elegantes, mas existe uma variação aromática dependendo da uva com a qual foi produzida.

Em boca a acidez também é muito importante, responsável pela estrutura, longevidade e frescor. Em relação às uvas, a Chardonnay aporta fineza e elegância, o Pinot Meunier leveza e frescor e o Pinot Noir estrutura.

Gostou desse conteúdo e quer se aprofundar mais? Aproveite para saber a melhor forma de degustar champagne no post #myriedel: Taça Veritas Champagne.

Confira também todas as opções de champagne que temos em nossa loja virtual.

Fontes: Enologia | Missão Sommelier | BCC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *