por Aline Graeff Broetto e Denilson Santos
Por mais frio que tenha feito no Sul nos últimos dias… hoje, oficialmente, chegou o inverno! E eu venho ao Blog Terroir Boccati, junto com o Sommelier Denilson, te dar uma lista de cinco vinhos que vão deixar a estação mais confortável.
Não tem nenhuma regra que te impeça de beber vinhos brancos ou rosés no inverno, porém o casamento de vinhos tintos e inverno é certeza de uma boa escolha.
Os vinhos brancos e rosés são servidos, em geral, entre 7° e 10°, o que acaba sendo uma temperatura bem refrescante. Enquanto isso, os vinhos tintos, em dias mais frios, podem ser consumidos em temperatura ambiente, e assim ajudam a aquecer o corpo – e harmonizam super bem com pratos da estação.
1 – Casa Valduga Terroir Syrah
A nossa primeira dica é o Vinho Casa Valduga Terroir Syrah 750ml. Perfeito para harmonizar com charcutaria & queijos, carnes vermelhas e massas & risotos, este vinho é produzido pela Casa Valduga, no Valle del Maule. De corpo médio, o grande destaque está na delicadeza dos taninos deste rotulo. A temperatura de serviço dele é de 16° a 18°.
2 – Luiz Argenta Clássico Cabernet Franc
Produzido em Flores da Cunha pela Vinícola Luiz Argenta, o Classico Cabernet Franc é um vinho tinto de médio corpo com boa estrutura e bom volume em boca, vinho macio e de retrogosto que lembra os aromas frutados e frescos. Harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas, massas e risotos; sirva-o em 16° a 18° de temperatura.
3 – Guatambu Rastros do Pampa Tannat
Com três premiações – Melhor Vinho Tinto Nacional – Expovinis (2014) | Medalha de Ouro – Mundial de Bruxelas Brasil (2013) | 91 pontos – Guia Adega (2019/2020) –, o Guatambu Rastros do Pampa Tannat é um vinho de médio corpo que harmoniza muito bem com carnes vermelhas, massas e risotos. Ao contrário da maioria dos Tannats tradicionais: esse vinho é macio, harmônico e delicado. Sua temperatura de serviço é 16° a 17°.
A perfeita representação da Serra Gaúcha. Um vinho para harmonizar com carnes vermelhas, churrasco, e massas com molhos bem condimentados. Sirva-o em 18°. É encorpado e equilibrado. Com 12 meses de barrica, é um vinho expressivo, com taninos macios, notas de ervas, especiarias, pimenta negra e leve tostado.
Para finalizar a lista, trazemos um vinho da Serra Catarinense, o Thera Madai Tinto. Um blend de Merlot, Cabernet Franc, Malbec e Syrah que resulta num vinho de médio corpo, com aromas de frutas vermelhas como ameixa e cassis, mas o destaque fica para os aromas de especiarias e chocolate, graças à passagem em barricas de carvalho francês.