Comer Bem no Inverno: Vitaminas e Nutrientes

por Carolina Rizzon (nutricionista)

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 02 – Inverno)

Para alcançarmos a excelência na busca de uma alimentação adequada, devemos estar atentos à sazonalidade, observando que cada estação irá nos disponibilizar os nutrientes que realmente necessitamos para o período climático. Desta forma, é aconselhável aliarmo-nos à sabedoria da natureza e a experiência pessoal com o conhecimento de técnicas culinárias para transformar estes alimentos em fontes nutritivas e prazerosas.

Nos meses de frio, nosso corpo sofre uma série de processos, visando, entre outros aspectos, a manutenção da nossa temperatura corporal em níveis adequados, por isso devemos buscar ingerir alimentos ricos em nutrientes, tudo para que nosso organismo esteja em harmonia com as respectivas temperaturas externas. A atividade física é recomendável como coadjuvante de uma alimentação bem orientada, pois o consumo de alimentos mais calóricos vai exigir que o nosso gasto energético também seja maior.

Sugestões para curtir este período de frio de forma correta e equilibrada:

  • Mastigue bem os alimentos para aumentar a saciedade.
  • Opte por alimentos ricos em nutrientes. Leia os rótulos e opte por vegetais da época.
  • Para os lanches, coloque uma fruta no forno ou no micro-ondas, regados de especiarias como canela, cravo, cardamomo e mel.
  • Escolha farinhas de diferentes qualidades como farinha de grão de bico, farinha de arroz, entre outras.
  • Não é saudável consumir chocolate quente todos os dias, mas é muito infeliz uma temporada de inverno inteira sem tomá-lo. Dê preferência aos artesanais, feitos com cacau associado ao leite de aveia. Os de origem industrial, pelo uso excessivo de conservantes, só irão prejudicar e confundir o seu organismo, armazenando gordura, açúcares e líquidos em excesso.
  • Hidrate-se. A água pura é a mais indicada, podendo acrescentar especiarias.
  • Com relação aos chás, os mais recomendados são os de ervas frescas ou secas.
  • Busque sempre orientação junto a profissionais qualificados.

Alguns alimentos típicos de inverno:

Hortaliças: Espinafre, Agrião, Alface, Almeirão, Beterraba, Brócolis, Cenoura, Chicória, Couve-chinesa, Couve-flor, Couve-folha, Ervilha, Nabo, Rabanete, Repolho, Repolho roxo, Rúcula, Temperos, Hortelã, Pimenta vermelha.

Frutas: kiwi, laranja, bergamota, lima, caqui, limão, physalis, goiaba.

Sementes: pinhão

Confira receita especial para comer bem neste inverno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *