por Dra. Daniela Kappes (nutróloga)
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 05 – Outono)
As folhas começam a cair aos poucos, as árvores ficam nuas, o clima seca, o tempo esfria. Caracterizado pelo nascimento de frutos, pelo clima seco e a temperatura mais amena, o outono se faz presente durante os meses de março a junho. É nessa época do ano que pessoas com doenças crônicas, especialmente as respiratórias, como asma, bronquite precisam ter cuidados, para evitar resfriados e quadros gripais.
Por isso, é preciso ter uma alimentação diferenciada e capaz de suprir as necessidades que o corpo precisa durante essa fase. Lembre-se sempre de beber bastante água, alimente-se com propriedade e esqueça os lanches industrializados.
Boas pedidas são as frutas e verduras frescas, além de legumes cozidos no vapor. Aproveite que o corpo “pede” por alimentos mais quentes e inclua na sua rotina sopas e risotos de vegetais. Invista nas receitas com legumes, feijão e carnes cozidas.
Consuma sempre vegetais folhosos, alimentos como o aipim, batata doce, inhame, oleaginosas como as nozes, castanhas. Lembre-se das frutas, especialmente as cítricas, que são abundantes nesta época e que proporcionam uma infinidade de benefícios quando consumidas. Priorize sempre uma alimentação saudável, com a chamada “comida de verdade”.
Para um toque extra de tempero, aroma e cor às receitas, use ervas aromáticas e especiarias como, canela, anis, gengibre ou cravo. Estas substâncias contém poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e muitos, com ação anti-inflamatória. Evite o consumo exagerado de sal, gordura hidrogenada, açúcar, massas e pães, bebidas adoçadas/alcoólicas e preparações industrializadas.
O ideal, é ter cuidado e buscar orientações do seu médico ou nutricionista para definir a alimentação ideal nas diferentes fases da vida e do ano.
Vale lembrar de outros cuidados que devem estar aliados à alimentação:
- Praticar atividade física regular. Não somente para se manter em forma, mas também, para se alcançar o bem estar físico e emocional;
- Expor-se ao sol, com critério, tanto para se aquecer como também para que se promova a síntese de vitamina D, elemento essencial para promover a saúde.
Sabe-se que o outono é a época em que o paladar se prepara para receber alimentos mais quentes. Buque a moderação e a variação nas escolhas alimentares. Sempre que possível, priorize ingredientes naturais que aqueçam o corpo e o espirito!
Segue uma sugestão de receita que pode servir como acompanhamento para carnes de todos os tipos! Essa receita é perfeita! Rápida de ser feita e fica muito saborosa!
Adorei o post! Muito informativo e bem escrito. Parabéns!