Existem centenas de estilos de cervejas com as mais diversas características. A variedade é quase tão grande quanto a do vinho, sendo possível transformar em belas harmonizações gastronômicas.
Já os tipos de cerveja remetem a qual família ela pertence e também sobre o seu processo de fabricação. Ao contrário dos estilos que são vários, os tipos são apenas dois: Ale e Lager. A diferença entre as duas é a espécie de levedura e seu posicionamento no tanque, durante a fermentação.
Família Ale: A fermentação ocorre dentro de um ambiente com temperaturas altas, entre 15º e 24º graus, em alguns casos até mais que isso no curto tempo de três a cinco dias. São cervejas mais encorpadas e o seu sabor varia entre o doce ao amargo e sua cor também acompanha o ritmo variando das mais claras até as mais escuras.
Algumas subdivisões
– American Pale Ale
– English Pale Ale
– American Amber Ale
– American Strong Ale
Família Lager: Esse é o estilo mais consumida no Brasil. O fermento utilizado inicia sua fermentação em temperatura mais baixa, por volta de 6 a 12 graus, ficando acumulado no fundo dos tanques. É conhecida como a família das cervejas de baixa fermentação, que são douradas e filtradas, mas possuem algumas versões mais escuras.
Algumas subdivisões
– Light Lager ou Pale Lager
– Pilsner
– American Lager
– Premium Lager
– Helles
– Dortmunder Export
– Dry Beer ou Japanese Rice Lager
Fonte: Homini Lúpulo