Cozinhar: Paixão que Atravessa Gerações

por Camile Calza

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 07 – Primavera)

Foto: Everson Almeida

Conheça Salete Canton,

Amor e Sensibilidade na Cozinha

Salete Teresinha Canton (62) é a chef amadora desta edição! Eu a conheço há mais de 14 anos e quando criamos esta pauta, logo lembrei dela, pois tudo o que faz é muito gostoso (já tive a oportunidade de experimentar alguns pratos!). Salete é uma pessoa sensível e espiritualizada, que sempre salienta o grande amor por seus filhos, Michele e Marcelo, e sua neta, Aurora. Atualmente, é professora de Kriya Yoga, mas consegue conciliar sua rotina com a gastronomia. Faz lanches naturais para as suas alunas e para as dançarinas da escola Rakaça Templo de Dança, além de atender coquetéis em eventos que vão de workshops a formaturas.

O apreço pela cozinha começou ainda na infância, aos 3 anos, quando via a mãe cozinhar nos jantares e bailes do Clube Social de Serafina Corrêa, onde residia. Obviamente, não podia ajudar, pois era muito pequena. Assim, se realizava ao ir na casa da avó Rosa, que com cuidado a ensinava a mexer nas panelas. Com ela, aprendeu muito sobre a culinária italiana, uma de suas preferidas. Hoje, transmite o mesmo amor para a pequena Aurora, a leva para a cozinha da mesma maneira que sua avó fazia.

Aos 14 anos, Salete fez seu primeiro curso de gastronomia e, quando casou, leu muitos livros para aprender receitas mais elaboradas. Com o tempo, aperfeiçoou seu conhecimento sobre as gastronomias italiana, indiana e natural com chefs e escolas da Serra Gaúcha, incluindo a Escola de Gastronomia da UCS. Também, foi gerente do Restaurante Giovelli por dois anos e lá teve a oportunidade de aprender com o chef italiano Francesco Rossito, que a assessorava uma vez por mês.

O apreço pelas comidas do mundo

Apesar de conhecer a Salete há tempos, descobri muitas histórias durante nossa conversa… Definitivamente, eu precisava de mais páginas! Ela viaja bastante e aproveita essas oportunidades para aprender alguma receita ou adquirir especiarias nos mercados públicos para incorporar aos pratos que cria. E mais, algumas vezes invade as cozinhas dos restaurantes (risos). Na Itália, em Napóles, foi à cozinha de uma pizzaria aprender a fazer as emblemáticas massas das pizzas italianas… Na Índia, no topo do Himalaia, pesquisou sobre o preparo do Lassi (iogurte indiano). E não para por aí, em uma de suas passagens por Dubai, queria comer ovo frito e ninguém sabia o que era no hotel. Então, ela mesma foi até o chef e explicou como se fazia o ovo frito!

Recentemente, Salete foi ao Cairo com a sua filha Michele, que é bailarina, e, enquanto ela fazia aulas de dança com um professor egípcio, Salete foi cozinhar com a esposa dele e juntas, fizeram um almoço egípcio memorável. Ela me contou que a comunicação foi engraçada, entendiam-se através de mímicas, já que uma falava árabe e a outra, português…

Salete equilibra toda a determinação e curiosidade pelo novo com a sensibilidade de quem dá valor às pequenas coisas. “Agarro as oportunidades da vida, sejam positivas ou negativas, eu extraio apenas o melhor. Aprendi a deixar ir, desapegar de tudo que não importa, aproveitando as experiências para evoluir como ser”. E sobre o que fica? Para ela, a herança deixada por nossos ancestrais é algo valioso. Ao reproduzir suas receitas, resgata-se a energia de uma cozinha cheia de história, baseada na alimentação saudável e com os ingredientes disponíveis em cada estação… Uma cozinha que nutre o corpo e o coração!

Foto: Everson Almeida

Esfirra árabe de espinafre com ricota e nozes

Ingredientes para a massa:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 2 copos de água morna
  • 2 tabletes de fermento ou 2 colheres de fermento biológico para pães
  • 2 colheres de sobremesa de sal
  • 2 colheres de sobremesa de açúcar
  • 1 xícara de chá de óleo

Como preparar a massa:

Desmanchar o fermento em água morna. Acrescentar os outros ingredientes e aos poucos ir juntando a farinha de trigo. Depois de bem misturado, deixar a massa repousar abafada por 1 hora, mais ou menos.

Recheio:

  • 1 maço de espinafre
  • 2 cebolas médias picadas a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta árabe a gosto
  • 1 limão
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • 1 ricota esmagada com o garfo

Como preparar o recheio:

Ferver o espinafre, escorrer e picar miudinho. Refogar a cebola no azeite, juntar o espinafre, temperar com sal, a pimenta e o suco de limão, deixando secar a água restante. Juntar fora do fogo as nozes e a ricota e esfriar. Abrir a massa na espessura de 0,5cm, cortar em quadrados, rechear e fechar formando triângulos. Colocar em uma assadeira untada e assar por mais ou menos 30 minutos ou até dourar. (Fogo médio)

DOCINHO ÁRABE DE TÂMARAS

Ingredientes:

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 20 tâmaras cortadas em pedacinhos pequenos
  • 1 colher de chá de água de rosas
  •  “Lasquinha” de manteiga

Como preparar os docinhos:

Cozinhar os ingredientes juntos por mais ou menos 10 minutos ou até desgrudar da panela, ponto em que dê para enrolar. Deixe esfriar. Fazer bolinhas, passar no açúcar e colocar nas forminhas.

Bom apetite 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *