Dia da Pizza: harmonizações para você aproveitar este dia!

por Aline Graeff Broetto e Ângela Lazzarini

Chegou o dia de harmonizar uma das comidas mais amadas por aqui com nossos vinhos ❤️ Amanhã, dia 10/7, é o Dia da Pizza e a nossa dúvida é: por qual sabor começar! Hehehe

Uma pesquisa, realizada em 2019 pela Deliveroo, para o “Dia da felicidade” revelou que a pizza é uma das maiores fontes de felicidade para os italianos. De acordo com 42% dos italianos, o alimento é o prato que mais deixa as pessoas alegres.

Como uma boa descendente de italianos, apaixonada por pizza, chamei a Sommelier Ângela, para trazemos algumas curiosidades sobre essa delícia de comida, e muitas harmonizações para deixar seu jantar mais fácil e perfeito – afinal… a soma de pizza + vinho não tem como dar errado!

Provavelmente você já ouviu falar que a pizza que comemos hoje (com molho de tomate, queijo e outros recheios) teve origem em Nápoles, aí pelo ano de 1.520. Porém há relatos que no século 6 a.C., os soldados assavam um pão achatado em seus escudos – e essa pode ser a real origem da pizza.

Se não sabemos de onde veio a primeira pizza, sabemos a primeira pizzaria: a Antica Pizzeria Port’Alba foi fundada em 1830, em Nápoles, e ainda funciona!

A propósito, durante o século XIX, na Itália, a pizza era a base da alimentação das pessoas.  Por lá, o alimento estava presente no café da manhã, almoço e jantar. Pode até parecer estranho, mas eu não julgo, já que amo pizza!

A famosa pizza de margherita foi criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito. No final do século XIX, ele foi incumbido de criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita de Sabóia e o rei Umberto I. Uma de suas pizzas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha) – a de margherita. O verde é representado pelo manjericão, o banco pelo queijo e o vermelho pelo tomate.   A invenção foi um sucesso e nós vamos começar a nossa lista de harmonizações justamente com ela:

Vinho Corbelli Sangiovese + Pizza Margherita

Este vinho, seco e equilibrado, com taninos leves, traz a acidez suficiente para quebrar a gordura do queijo e acompanhar as notas frutada do tomate e do manjericão.

Vinho Larentis Gran Reserva Mérito + Pizza Portuguesa

A complexidade de sabores desta pizza pede um vinho igualmente complexo, por isso o blend, com predominância da casta merlot. A escolha é o Mérito: um vinho com taninos elegantes, complexo, com muito volume e equilíbrio.

Vinho Luigi Bosca Finca La Linda Chardonnay + Pizza de Quatro queijos

Este chardonnay, com aroma frutado, sendo refrescante e equilibrado, tem acidez na medida certa para harmonizar com a gordura presente na pizza de queijos.

Vinho Catena Malbec + Pizza de Calabresa

O Catena Malbec é encorpado, tem a combinação perfeita entre álcool e acidez, taninos redondos, e um rico final de boca. Passou 12 a 14 meses em barricas de carvalho. Assim, uma pizza intensa merece um vinho igualmente intenso, por isso esse Malbec se encaixa perfeitamente na harmonização.

Espumante Zanella Pedro Espumante Brut Método Tradicional + Pizza de Rúcula com Tomate Seco

Este é um espumante com os componentes de acidez, peso, doçura bem equilibrados. Sendo muito saboroso e refrescante, ele complementa muito bem o amargor da rúcula e o sabor agridoce do tomate.

Vinho do Porto Andresen Fine Tawny Porto + Pizza de Brigadeiro

Por ser licoroso e ter o gustativo longo e persistente, este vinho do Porto combina super bem com uma sobremesa, como a pizza de brigadeiro.

Agora, com essas dicas todas, é só clicar no site ou nos visitar para ter os melhores vinhos nas harmonizações 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *