Empreendedorismo e sucesso, conheça a RAR | Rasip

por Victor Dall’Agno e Luana Foscarini

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 08 – Verão)

Raul Anselmo Randon, fundador da RAR/RASIP (in memoriam)

Nesta edição de Verão, vamos contar a história da RAR/RASIP, uma empresa criada com a diversificação das atividades das Empresas Randon, que ingressou no setor agropecuário e agrícola e, ao longo dos anos, vem aumentando seu portfólio de produtos e se consolidando cada vez mais como uma grande marca referência em alimentos premium.  

Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)
Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)

1979, o início

As atividades da empresa RAR/RASIP tiveram origem na fruticultura, fundada pelo senhor Raul Anselmo Randon, na data de 15 de maio de 1979 na cidade de Vacaria (RS). A região faz parte dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, localização privilegiada para a produção de maçãs e que se tornou o primeiro grande negócio da marca. Hoje, os hectares de macieiras produzem toneladas de maçãs dos tipos Gala e Fuji, garantindo à empresa a terceira posição no cenário nacional.

Na colheita, processo que ocorre entre janeiro e abril, as maçãs são encaminhadas para o packing house, armazenadas em câmaras de atmosfera dinâmica e controladas para conservar as frutas o ano inteiro, até que sejam comercializadas. A classificação é computadorizada: uma máquina analisa e separa as maçãs por tamanho, cor e categoria.

No ano de 2018 teve início o plantio de maçãs orgânicas, projetando comercializá-las em 2021. No ano de 2019 a RAR/RASIP certificou seu packing house, podendo assim, processar e embalar frutas orgânicas.

Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)
Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)

Em 1996, surge o inconfundível Queijo Tipo Grana, Gran Formaggio

O ano de 1996 foi muito especial para a RAR. Após uma viagem à Itália, o senhor Raul Randon e um amigo tiveram a brilhante ideia de produzir um tipo de queijo que até então era inédito na América do Sul.

Foram dois anos estudando e entendendo os processos e em meados de 1998 iniciou-se a produção de queijos e também os seus derivados lácteos. A empresa conta com um rebanho de vacas holandesas conhecida por ter uma maior produção de leite. Elas recebem um tratamento especial para garantir a qualidade do leite que será destinado principalmente para a elaboração do queijo tipo Grana que segue várias regras para manter as mesmas características do padrão italiano. Após o preparo, os queijos repousam na câmara de maturação, em um ambiente com temperatura e umidade controladas para garantir sua conservação. A RAR foi a pioneira na produção de queijos Grana Padano fora da Itália, criando a marca Gran Formaggio.

A RAR recentemente recebeu o prêmio pela excelência na criação de bezerras, sendo eleita a melhor do Brasil. O prêmio foi resultado de uma avaliação no ano de 2018 feita pela AltaCria, indicando padrão ouro na criação de bezerros nos Estados Unidos. A avaliação contou com a participação de 50 fazendas do segmento leiteiro.

Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)

A forma inteira do queijo entra com cerca de 40 quilos na câmara de maturação e sai com aproximadamente 35 quilos, devido à perda de umidade. Depois de seis meses, o processo elimina também a lactose presente nas peças. O resultado é um queijo com menos gordura, granulado e que quebra com facilidade. O produto é vendido de diversas maneiras: desde a forma inteira, 1/2 a 1/5 da forma, fracionado em porções, em lascas e ralado.

O Gran Formaggio segue toda a tradição italiana de fabricação: leite de alta qualidade vindo de rebanho próprio, fases de elaboração artesanais e longo período de maturação – os queijos levam de 12 a 18 meses para irem para o mercado.

Além de produzir o próprio queijo, a RAR importa, diretamente da Itália, os queijos Grana Padano, Parmigiano Reggiano, Parmesano e o Pecorino Romano e também uma linha de charcutaria como presunto Parma, mortadela Bologna com pistache, salame Milano, Stinco e da Espanha o Jamon Espanhol e Fuet.

Gazeta Mercantil (1998)

“Ninguém acreditou ao vê-las desembarcar em dois Boeings em Porto Alegre” – Raul Randon

Com a frase acima, Sergio Barbosa, Diretor-Superintendente da RAR, nos contou o episódio ocorrido em 1996: “Para conseguir produzir o queijo de alta qualidade tipo Grana Padano, o Senhor Raul Randon trouxe cerca de 70 novilhas prenhas, de raça holandesa, em um voo vindo de Ohio, EUA, até o aeroporto internacional de Porto Alegre. Isso gerou um alvoroço positivo em quem aguardava para embarcar”. Em seguida, todas foram acomodadas nos caminhões e transportadas até Vacaria. 

Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)

Anos 2000: O início da produção de vinhos e azeites de oliva

Em Muitos Capões (RS), município vizinho de Vacaria (RS), estão plantadas as videiras e oliveiras da RAR. A área vitivinícola da empresa começou a partir do ano 2000, quando o Senhor Raul Randon plantou as primeiras videiras de uva Cabernet Sauvignon. Hoje, são cultivadas também as variedades Merlot, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Gewurztraminer e Viogner, que dão origem a vinhos tintos, brancos e espumantes. São 12 rótulos no portfólio.

Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)

A linha RAR conta também com o RAR Reserva de Família Cabernet Sauvignon 2012, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, é um ícone da linha de vinhos nacionais. Um vinho intenso, potente e complexo, com toque frutado e notas de madeira (passa 12 meses em barricas novas de carvalho francês e americano).

Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)

Além dos vinhos próprios, a RAR também importa sete rótulos em parceria com a italiana MASI: Amarone Della Vapolicella Clássico DOCG, Prosecco DOC Brut, Trevenezie Rosso IGT, Toscana Rosso, Vigneti Delle Dolomiti Rosso, além do Malbec/Merlot e do Pinot Grigio/Torrontés, estes dois últimos são vinhos orgânicos, com uvas colhidas nos vinhedos da MASI em Mendoza, Argentina.

Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)

Além das videiras, a propriedade de Muitos Capões abriga 30 hectares de oliveiras, do qual neste ano foi extraído o primeiro azeite nacional: o azeite de Oliva Extravirgem Assemblage RAR Gourmet, que leva o nome da Nossa Senhora da Oliveira, em homenagem à padroeira de Vacaria.


À esquerda, Sergio Martins Barbosa Diretor-Superintendente da RAR/RASIP e à direita o Senhor Raul Anselmo Randon (in memoriam) na loja SpaccioRar em Vacaria. Acervo RAR/RASIP (2019)
Foto: Acervo RAR/RASIP (2019)

Franquias, E-commerce e redes sociais

O empório Spaccio RAR, o braço de franquia da empresa, possui atualmente duas unidades: uma em Vacaria, na sede da empresa, e a outra em Passo Fundo (RS), localizada no Passo Fundo Shopping. O portfólio da Spaccio RAR é constituído de, aproximadamente, 450 produtos. Dentre eles, os famosos queijos, azeites, os vinhos e espumantes, entre outros itens. Além das lojas físicas, os clientes podem adquirir os produtos através do e-commerce: www.spacciorar.com.br

É possível seguir a marca no Facebook e Instagram: @rargastronomia e @spacciorar, além do canal no youtube com deliciosas receitas, através do RAR Gastronomia. Acesse!

Sustentabilidade

Uma das caraterísticas mais marcantes da empresa é o comprometimento com a responsabilidade social, prática implementada desde o início, e que vem ao encontro de sua filosofia de atuação. Na natureza nada é descartado e tudo é aproveitado, a RAR/RASIP se inspira neste princípio interferindo o mínimo possível neste equilíbrio através de um planejamento ambiental sistemático. São eles:

Biodiversidade: a RAR/RASIP em 2003 fez um levantamento de espécies da fauna e da flora da região e estabeleceu ações para aumentar a biodiversidade em suas terras, levando em conta que toda espécie nativa tem sua a função dentro da natureza. Além de preservar rios, riachos e a mata ciliar, áreas de preservação permanente e proibir a caça e incentivar ações que evitam desmoronamento, a empresa criou um senso de preservação nos colaboradores. Assim, com essas ações aumentou em 100% o índice de biodiversidade, passando de 86 espécies catalogadas para 175.

Manejo das águas: seguindo o princípio de que a vida se originou da água e se extingue rapidamente na falta dessa, o compromisso da RAR/RASIP é devolver ao meio ambiente as águas que entram no processo de produção, em uma condição de qualidade igual ou superior sem desperdício em toda a cadeia de produção.

Manejo de resíduos: a empresa tem absoluto controle das ações, tanto no campo quanto na área industrial através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e dispõe de setores específicos para classificação, armazenagem e descarte correto dos resíduos gerados, mantendo os ambientes de trabalho limpos e organizados onde os colaboradores utilizam o EPI de maneira correta.

Manejo do solo: a empresa trabalha para manter o solo o mais próximo possível de seu estado físico, químico e biológico natural para perpetuar o seu potencial de produção.

Energias alternativas: a produção de energia sempre gera impacto ambiental, sendo assim a RAR/RASIP está investindo numa geração de energia limpa e racionalizando a sua utilização. Na fazenda São Luís a geração é através do sistema Biogás, minimizando assim a emissão de gases de efeito estufa para as futuras gerações. Com a geração de energia renovável, os combustíveis fósseis são substituídos reduzindo, dessa forma passivos ambientais. A geração de energia solar é uma fonte renovável e inesgotável complementando as soluções sustentáveis econômicas da empresa.

Produção integrada: a produção de maçãs segue normas internacionais, onde o manejo é para manter a planta o mais próximo possível de sua condição natural. Os agroquímicos utilizados são revisados anualmente pelos órgãos de pesquisa. O resultado contou com uma substituição de defensivos tradicionais para alternativas de menor impacto para o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores e consumidores.

“Produzir alimentos em harmonia com a natureza é um desafio que a RAR/RASIP encara com seriedade, os resíduos orgânicos gerados por nossos rebanhos são 100% reaproveitados, com isso geramos energia limpa ao mesmo tempo em que realimentamos o nosso processo produtivo de forma cíclica, assim estamos desenvolvendo uma ideia de futuro mais sustentável, por que acreditamos que não há progresso sem respeitar o planeta.” Afirma Sergio Martins Barbosa Diretor-Superintendente da RAR/RASIP.

Aproveite e assista a nossa entrevista com o Diretor Superintendente da RAR/RASIP, Sr. Sérgio M. Barbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *