por Eduarda D’Agostini
Atualmente o que mais se fala no mundo do vinho é em “descomplicar”. Porém, sempre acabamos esbarrando com alguns termos técnicos que vêm mesmo é pra complicar! Hoje irei esclarecer os conceitos de Enólogo, Sommelier e Enófilo, explicando eles em uma sequência para que você entenda onde cada um se encaixa no que eu chamaria de “o ciclo do vinho”.
Tudo começa com o Enólogo. Ele é um profissional formado que estuda todas as etapas de produção relacionadas ao vinho e, por isso, normalmente trabalha em vinícolas. O Enólogo acompanha desde o cultivo das uvas, a escolha do solo, o período da vindima, decisões sobre a produção do vinho (como seu envelhecimento, por exemplo), até o engarrafamento do produto final e distribuição para os pontos de venda.
Daí é quando entra o tal do Sommelier. Também um profissional formado, conhecedor de vinhos e especialista no serviço e armazenamento do vinho. Seu trabalho inicia onde termina o do Enólogo. É o Sommelier quem irá degustar, avaliar e, por fim, selecionar os vinhos de cada vinícola ou importadora para que sejam distribuídos nos pontos de vendas (lojas especializadas ou restaurantes).
E é lá nessa loja onde estará o Sommelier, disponível para prestar um atendimento personalizado ao cliente, indicando o melhor vinho para cada paladar, além de instruir como servir e como armazenar o produto. O Sommelier também presta assessoria a bares e restaurantes, elaborando suas cartas de vinhos e auxiliando na melhor escolha para harmonizar com cada prato. Além disso, hoje a formação de Sommelier já ultrapassa o mundo dos vinhos, estudando também outras bebidas como cerveja, destilados, etc.
E enfim é onde entramos nós: os Enófilos! Depois do trabalho do Enólogo na produção do vinho e o do Sommelier de conhecer os produtos e nos indicar a melhor opção, chega a nossa vez de simplesmente degustar e aproveitar o momento. O Enófilo é o amante e o estudioso do vinho, podendo dedicar-se tanto profissionalmente como apenas por prazer a esse fascinante mundo. Originalmente, a palavra Enófilo vem do grego: eno (vinho) + filo (amigo), literalmente amigo do vinho. Mas, eu traduziria para os dias atuais como o popular #winelover.
Espero poder ter descomplicado um pouco esses conceitos para vocês. Mas se ainda restarem dúvidas, nada melhor do que degustar uma taça de vinho e desfrutar dessa paixão que Enólogos, Sommeliers, Enófilos e todos compartilhamos: o amor pelo maravilhoso mundo dos vinhos!
Não deixe de conferir a seleção especial de Vinhos e Espumantes feita com muito carinho e dedicação pela equipe de sommeliers da Boccati. E para qualquer dúvida na hora de escolher a melhor opção para o seu paladar, contate-nos. Estaremos muito felizes em ajuda-lo. Saúde!! 🍷🥂