por Rangieli Prado e Marcelo Weigl
Olá pessoal voltei aqui com novidades! Hoje vamos iniciar um quadro novo no blog, ele se chama Enoquest e veio com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas dos nossos leitores sobre o vasto mundo dos vinhos e da enogastronomia.
Estarei sempre acompanhada de um sommelier ou convidados especiais para responder essas questões, afinal eu também estou empolgada para conhecer cada vez mais sobre esse universo. Ah, e se você quiser nos ajudar a construir esse quadro é muito simples, basta você mandar sua pergunta em nosso direct no Instagram @boccati_ ou comentar nesse post. As dúvidas mais pedidas vão sendo respondidas nos próximos Enoquest ou em posts específicos sobre o assunto em nosso blog, então bora lá!
Na última semana pedimos em nosso Instagram para vocês nos enviarem suas dúvidas sobre o mundo do vinho, hoje vamos responder algumas com a ajuda do nosso sommelier internacional Marcelo Weigl.
Como experimentar um vinho quando o garçom nos serve um pouco e entrega a rolha?
Então Marcelo uma de nossas seguidoras enviou essa pergunta referente ao serviço do vinho em eventos e restaurantes, quais as dicas você pode nos dar?
Marcelo: Essa é uma regra de serviço. É servido essa dosagem, quando recém aberto o vinho, para quem escolheu o vinho na carta. A pessoa degusta para verificar se o vinho está ok conforme as características do mesmo, se estiver tudo certo, a pessoa dá o ok para continuar o serviço para os restantes da mesa. A rolha funciona da mesma forma, ela entrega os aromas do vinho, se estiver alguma coisa de errado, pode se perceber pela rolha. Isso tudo são regras para o serviço do vinho, para que você esteja degustando bem o vinho escolhido e não tenha nenhuma surpresa desagradável no decorrer do jantar ou almoço.
Porque falam quanto mais velho o vinho melhor?
Essa pergunta é um clássico né Marcelo? Explica melhor pra gente e porque isso foi tomado como verdade por muito tempo.
Marcelo: Essa história de que quanto mais velho o vinho melhor, não é bem assim. Essa característica funciona para vinhos de guarda, que são feitos para serem envelhecidos, que normalmente são aqueles vinhos bem mais caros. A grande maioria são vinhos produzidos para serem consumidos mais jovens, tanto brancos, rosés e tintos. É sempre interessante solicitar para um profissional do ramo se o vinho é de guarda ou de consumo jovem e outra coisa muito importante é conseguir ter a tranquilidade e a serenidade de guardar por anos um vinho.
Qual a melhor forma de organizar os vinhos em uma adega com capacidade para 300 rótulos?
Uhumm, essa daqui eu posso dar uma dica! Temos alguns posts em nosso blog que falam sobre esse assunto, um deles é o Boccati Ensina: Como armazenar seu vinho e também tem o Adegas em paredes e divisórias que dá dicas de formas diferentes de fazer esse armazenamento. É super interessante, dá uma conferida lá! 😉
Qual é a melhor forma de armazenar um vinho que foi aberto e ficou pela metade?
Essa é uma pergunta muito importante, a forma de armazenar o vinho pode alterar completamente a degustação principalmente se não for feita da forma correta, não é mesmo Marcelo?
Marcelo: A forma de armazenamento é importantíssima desde antes de abrir a garrafa! Sempre armazenar em ambientes mais frescos, sem muita luminosidade, mas nem sempre é possível ter essas condições naturais. Uma adega já ajuda muito!! Mas o vinho depois de aberto é importante ter o acessório “salva-vinhos”, ele tem como função tirar o ar de dentro que causa a oxidação do vinho. Tem uma opção melhor ainda que é a tampa AntiOx da Pulltex. No link abaixo eu falo mais sobre esse acessório que eu considero o melhor para o armazenamento de vinhos após eles serem abertos.
Bom, por enquanto é isso pessoal, caso tenham mais dúvidas não esqueçam de nos enviar pelo Instagram ou comentarem nesse post.
Nos vemos na próxima, até mais!