por Rangieli Prado e Jylson Carvalho
Olá pessoal, como vocês estão? Nós estamos bem, e prontos para responder mais perguntas que vocês fizeram através dos stories no @boccati_. Nesse post surgiram bastante perguntas interessantes, algumas dúvidas iniciais até assuntos avançados no mundo do vinho e eu estou curiosa para saber as respostas de todas!
Quem me acompanha nesse Enoquest é o sommelier Jylson respondendo todas as nossas duvidas, então bora lá!
Tenho um vinho reserva nacional safra 2013 e o tempo de guarda diz 5 anos, posso consumir ele ainda?
Jylson: Ótima pergunta pois é muito complexa e tentarei aqui ser o mais abrangente possível sem ser cansativo.
Geralmente essa instrução por parte do produtor é para consumir o produto próximo a seu ápice. Mas sim, é possível que após essa data o vinho esteja apto a ser consumido e ainda trazer caraterísticas mais impressionantes!
Existem alguns fatores que fazem com que os vinhos possam ser longevos, como a acidez um pouco mais acentuada, álcool elevado, boa presença tânica e passagem por carvalho muitas vezes ajuda também.
Claro que o bom armazenamento do produto interfere diretamente nessa questão, como manter dentro da temperatura ideal, umidade do ar controlada, pouca ou zero luminosidade e se possível longe de trepidações.
Um vinho armazenado por longa data e não estando em condições ideais, com certeza não estará em bom estado pois o processo de evolução do vinho será acelerado e posteriormente chegará ao estado de degradação.
Aqui já adianto outra questão que é um mito, deve-se tomar vinhos brancos em no máximo dois ou três anos após sua safra, mas isso falaremos em outro post.
Quanto o terroir influencia no sabor do vinho, a mesma uva em locais diferentes vai ter características diferentes?
Jylson: O termo Terroir consiste no conceito que remete a um local onde é desenvolvido um conhecimento coletivo das relações entre o ambiente físico e biológico mais as práticas enológicas aplicadas, propiciando características específicas deste ambiente (definição OIV).
Para tentarmos ilustrar esse termo, podemos pensar na junção do solo, uva, clima e homem.
Quanto a pergunta, o Terroir influencia diretamente positiva ou negativamente no vinho, conforme fatores já citados acima. Costumamos dizer que, com uma uva não sadia, não se faz um bom vinho. E com uma uva sadia, pode-se também não fazer um bom vinho (depende da sabedoria ou não do enólogo).
Resumindo, SIM!!!
A mesma uva produzida em locais diferentes (região, país, continente) com certeza trará características diferentes, porém o enólogo, no momento da vinificação pode tentar produzir uma característica similar ao de outra região (normalmente a de origem).
EX: A uva Malbec é provinda da região de Cachors na França que possui uma característica diferente da Malbec produzida na Argentina (Mendoza). Porém, “esse enólogo na Argentina”, pode querer produzir um Malbec com as características da região de Cachors. Vai ser bem difícil, mas quem sabe ele consiga né?!
Bom, aprendemos conteúdos muito importante nesse post né? E se você quiser continuar nos ajudando a construir esse quadro é muito simples, basta você mandar sua pergunta em nosso direct no Instagram @boccati_ ou comentar nesse post. As dúvidas mais pedidas vão sendo respondidas nos próximos Enoquest ou em posts específicos sobre o assunto em nosso blog!
Nos vemos na próxima, até mais!