por Luana Foscarini
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 01 – Outono)
Trabalhar com vinhos e espumantes próprios e importados, brandies, grappas, cervejas, sucos, gastronomia, cuidados pessoais e enoturismo, enfim, um universo de produtos alinhados às diretrizes de uma marca consolidada por sua qualidade em tudo o que faz, é um desafio que o Grupo Famiglia Valduga torna possível através de muito trabalho, investimento em tecnologia, pesquisa e visão de mercado.
Formado atualmente por cinco empresas denominadas Casa Valduga, Domno Importadora, Casa Madeira, Cervejaria Leopoldina e Vinotage, o Grupo atua em frentes distintas para levar ao consumidor uma linha completa, que abrange mais de 700 produtos pensados e elaborados para gerar experiências únicas, sempre embasados sob a diretriz da qualidade máxima, levando consigo um legado de um dos mais renomados nomes da vitivinicultura brasileira.
Casa Valduga
A Casa Valduga nasceu em 1875, quando o primeiro imigrante da família Valduga desembarcou no Brasil, oriundo da cidade de Rovereto, norte da Itália. Desde o início, cultivou os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha. Até 1973, o cultivo tinha o objetivo de consumo familiar. Após, a empresa iniciou a produção em maior escala, marcando o início da construção de uma história de sucesso de uma das mais tradicionais e apreciadas vinícolas do Brasil, reconhecida internacionalmente através de mais de 300 premiações.
Atualmente, o Grupo é administrado pela 3ª geração da família, que com a implementação constante de inovação e modernas técnicas de produção, conduz a empresa para um futuro ainda mais promissor. Nos últimos anos conseguiram reduzir em mais de 50% a utilização de agroquímicos, utilizando práticas sustentáveis em seu vinhedo. Viticultura de precisão, manejo integrado de pragas, rotação de culturas e pulverização eletrostática, são práticas que a Casa Valduga emprega para proporcionar aos seus clientes um produto de exceção.
- Produção: 2 milhões de quilos de uva por ano (1,3 milhões de litros), dos quais aproximadamente 50% são direcionados a espumantes.
- Método: Champenoise | Tradicional (segunda fermentação na própria garrafa).
- Rótulos ícones: Storia Merlot (safras excepcionais), Brut 130 (homenagem aos 130 anos da chegada da família ao Brasil), Luiz Valduga (homenagem ao patriarca da família, com safras e varietais secretos), Maria Valduga (homenagem à matriarca da família, idealizadora do sonho de elaborar espumantes no Brasil pelo método champenoise).
Foto: Arquivo Pessoal
Enoturismo
A Casa Valduga, pioneira em enoturismo na região do Vale dos Vinhedos, abriu suas portas em 1992 para turistas de todo o país, proporcionando verdadeira imersão no mundo dos vinhos e na cultura dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à região.
- Recebe 150 mil pessoas anualmente.
- Imersão no mundo da uva e do vinho com visitações, cursos e experiências.
- Restaurante típico italiano com capacidade para 200 lugares.
- 5 pousadas/ 24 acomodações alusivas as marcas.
Foto: Arquivo Pessoal
Casa Madeira
Nascida em 1992, a Casa Madeira é uma empresa do Grupo Famiglia Valduga voltada para a fabricação de produtos para a alta gastronomia. Inicialmente seu portfólio era composto apenas por suco de uva integral e, com o passar dos anos, agregou geleias elaboradas de modo artesanal, antepastos, cremes balsâmicos, molhos e recentemente chás gelados, prontos para beber. Na lista de lançamentos recentes, já está em elaboração uma linha de azeites Casa Madeira, que irá encorpar ainda mais a lista de produtos que costumam agradar os paladares mais exigentes.
Foto: Arquivo Pessoal
Cervejaria Leopoldina
Ser um produto Valduga é estar sob uma análise criteriosa dentro do quesito qualidade, então por que não levar toda esta exigência também para o mundo das cervejas? Entendendo que nos últimos anos o mundo das cervejas se depara com um mercado ansioso para experimentar bebidas mais sofisticadas, o Grupo quebrou um paradigma e fundou a Cervejaria Leopoldina, em 2015.
Atualmente a cervejaria possui 12 rótulos, caracterizados pela ausência de aditivos químicos, corantes ou insumos que possam interferir de maneira depreciativa nas características finais da bebida. A Cervejaria Leopoldina utiliza somente água, malte, lúpulo e fermento como matéria-prima essencial, resultando em cervejas únicas.
- Capacidade de 60 mil litros/mês com expectativa de alcançar 100 mil litros/mês, no período de 3 anos.
- Como diferencial são utilizadas barricas de carvalho, provenientes da Casa Valduga, para a elaboração de algumas cervejas.
Vinotage
Fundada em 2006, na cidade de Garibaldi / RS, a Vinotage é a marca dedicada à elaboração de cosméticos, sendo pioneira em utilizar o extrato da semente da uva como matéria-prima dos seus produtos. São mais de 40 produtos com o objetivo de revigorar, refrescar, relaxar e rejuvenescer todos os tipos de pele.
- Vinoterapia: tratamento estético facial e corporal, feito com produtos à base de compostos do vinho.
- Principais produtos: máscaras e hidratantes, óleo relaxante, creme para as mãos, sabonetes, esfoliantes, shampoos e condicionadores, kits para presentes, entre outros.
Foto: Arquivo Pessoal
DOMNO IMPORTADORA
Do DNA do Grupo Famiglia Valduga, nasceu em 2008, a Domno Importadora, projeto que se caracteriza pela atuação em duas frentes de negócios: a importação de vinhos e a elaboração de espumantes. Atenta ao crescimento do setor vitivinícola no Brasil, buscaram através de parceiros estratégicos no exterior, produtos que pudessem ser agregados na filosofia de qualidade e tecnologia da marca. Agora, próximo de completar sua primeira década de existência, a empresa colhe frutos da estratégia adotada lá atrás, quando contou com a parceria de marcas como a Bodega Vistalba, Yali by Viña Ventisquero e Enoport para alavancar os primeiros negócios.
Foto: Arquivo Pessoal
Atualmente, a empresa trabalha com mais de 200 rótulos de 10 países, subdivididos dentro da categoria de produtos do Velho e do Novo Mundo, com perspectiva de inclusão de vários rótulos em seu portfólio ainda em 2018. A Domno compartilha da visão que produtos importados não são inimigos dos rótulos nacionais, e sim aliados na conquista de novos adeptos e amantes do vinho. Além de focar esforços em alimentar esta disputa, a empresa procura trabalhar sua estratégia para trazer cada vez mais o consumidor para dentro do seu universo e, a partir disso, demonstrar que tanto no Brasil quanto no exterior, é possível trabalhar com produtos de altíssima qualidade e em sinergia com a filosofia da empresa.
Foto: Arquivo Pessoal
Na vertente de elaboração de espumantes, a Domno Importadora é destaque com seus produtos reconhecidos por sua qualidade e elegância, todos produzidos através do método Charmat, quando a segunda fermentação ocorre dentro de tanques especialmente desenvolvidos para suportar a pressão.
Os principais rótulos produzidos são os jovens e modernos espumantes da linha Ponto Nero, que foram desenvolvidos e pensados para o público brasileiro. Assim como os rótulos Casa Valduga, a Ponto Nero se utiliza de tecnologia de ponta como aliada para elaborar espumantes com características delicadas, aromáticas, cítricas, fácil de beber, e o melhor, de ótimo custo benefício.
Tudo é pensado para a Ponto Nero ser moderna, estar à frente do seu tempo e ser diferente. E isso é representado através da proposta dos espumantes bem como em detalhes de design, como os rótulos com textura, arredondados e pretos, saindo do comum. Inclusive, a marca já está trabalhando em uma reformulação ainda mais impactante neste quesito, visando atrair e fidelizar seu público. Devido a essa proposta de diferenciação, a marca vem obtendo um grande sucesso em eventos como casamentos e formaturas. Porém, o grande diferencial é trazer consigo uma ideia de descomplicar o vinho, afinal por que não chegar em casa em um dia qualquer e abrir um espumante? É exatamente esta a proposta dos produtos Ponto Nero, estar presente no cotidiano das pessoas, quebrar paradigmas, afinal todo o dia é um dia especial, todo o dia é dia de se permitir degustar um bom espumante.
Não importa se sua escolha será entre o Ponto Nero Moscatel, um coringa para se ter sempre em sua adega, ou Brut Rosé, que complementa com excelência jantares e happy hours com os amigos, ou ainda pelo Brut que casa bem com qualquer ocasião. Seja qual for sua escolha, uma única certeza, de estar degustando um espumante de qualidade do Grupo Famiglia Valduga.
A Famiglia Valduga cultiva videiras em três regiões gaúchas para abastecer as demandas das empresas Casa Valduga, Domno Importadora e Casa Madeira. O Grupo também conta com a parceria de fornecedores cuidadosamente selecionados, que com auxílio de conhecimento e tecnologia, produzem uvas cada vez mais sadias e maduras.
CURIOSIDADE:
Uma garrafa de espumante Ponto Nero possui 72 libras de pressão, basicamente três pneus de um carro. O tanque especial, em formato de cápsula, geralmente comporta em média 40 mil litros de espumante, ou seja, são necessárias cinco camadas reforçadas de inox para suportar a pressão.
Aproveite e assista no nosso canal do youtube um pouco mais sobre o Grupo Famiglia Valduga: