por Rangieli Prado e Marcelo Weigl
O natal é aquela época do ano em que mesmo quem não é muito especialista na cozinha gosta de surpreender seus convidados com uma ceia deliciosa. E nós enófilos sabemos que para uma ceia estar completa ela precisa ser harmonizada com bons vinhos.
Por isso, hoje eu e o sommelier Marcelo Weigl vamos trazer receitas típicas de natal, aquelas que vão aquecer o coração dos seus convidados, acompanhadas pelo vinho ideal para harmonizar, assim você vai apresentar uma ceia impecável e de dar água na boca!
Entrada
A entrada é aquele prato que tem como função abrir o apetite dos convidados e preparar o paladar para o prato principal. Geralmente são servidos petiscos ou pratos mais leves. A receita abaixo de antepasto de berinjela é um coringa, colorido e nutritivo é uma explosão de sabores, pode ser servido com torradas ou baguete.
Antepasto de berinjela
Ingredientes:
- 750 g de berinjela sem casca em cubos
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 1 xícara (chá) de pimentão amarelo em cubos pequenos (150 g)
- 1 xícara (chá) de pimentão vermelho em cubos pequenos (150 g)
- 1 xícara (chá) de cebola em cubos pequenos (130 g)
- 1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas (150 g)
- 2 colheres (sopa) de vinagre branco
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva (120 ml)
- 2 colheres (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de orégano
- Pimenta calabresa a gosto
- ¼ de xícara (chá) de uvas-passas pretas (40 g)
Modo de preparo
Atenção: Esta receita requer 24 horas para tomar gosto.
- Cubra a berinjela com água, adicione a colher de sopa de sal e deixe de molho por 1 hora. Escorra, esprema bem e reserve.
- Em refratário, coloque as 2 colheres (sopa) de azeite e o alho e leve ao micro-ondas, sempre em potência alta, por 3 minutos.
- Junte os pimentões e a cebola e leve ao micro-ondas por 3 minutos.
- Adicione a berinjela e a azeitona, cubra com filme plástico, faça alguns furos para a saída de vapor e volte ao micro-ondas por 14 minutos, mexendo na metade do tempo.
- Retire o filme plástico com cuidado, adicione os demais ingredientes, misturando bem, e leve à geladeira por no mínimo 24 horas.
Harmonização:
Espumante Pizzato Fausto Brut Rosé
Normalmente as entradas são pratos bem coloridos e bem enfeitados, então a coloração do espumante Pizzato Fausto Brut Rosé é mais uma cor para a harmonização. A acidez e secor do espumante combinam muito com a gordura vinda do azeite, e essas mesmas características mais o pouco do tanino, extraído da casca do Pinot Noir, se encaixa muito bem com a diversidade e complexidade dos ingredientes que compõem essa entrada.
Acompanhamento
Os acompanhamentos são como coadjuvantes quando servimos o prato principal, mas não significa que são menos saborosos, muitas vezes eles disputam a atenção com o prato principal. Como é o caso desse salpicão cremoso que é muito saboroso, leva creme de leite, maionese e batata palha.
Salpicão cremoso
Ingredientes:
- 1 lata de milho escorrido
- 1 copo americano de leite
- 1 caixa de creme de leite sem soro
- 1 pacote de preparado para creme de cebola
- 1 kg de peito de frango cozido e finamente desfiado maionese para untar
- 3 pacotes de batata palha
- 250 g de mussarela fatiada
- 250 g de presunto fatiado
Modo de preparo
- Bata o milho com o leite e o creme de leite no liquidificador até triturar bem. Reserve.
- Prepare o creme de cebola conforme instruções da embalagem e, ao final do cozimento, incorpore o creme de milho e o frango desfiado (ou substitua por atum, carne seca, carne moída etc.).
- Em refratário transparente generosamente untado com maionese, intercale em camadas: batata palha, creme de frango, batata. Repita as camadas e encerre com creme de frango.
- Distribua as fatias de presunto e mussarela (se desejar, pare aqui e leve ao forno para gratinar) e polvilhe mais batata palha. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.
Harmonização:
Um acompanhamento com ingredientes leves pede um vinho igualmente leve como o vinho Don Giovanni Chardonnay, mas por ter creme de leite e frango na composição o vinho tem uma característica barricada que harmoniza no paladar. A acidez, leveza e barricado combinam muito bem com a leveza, gordura e crocância do prato.
Prato principal
Escolher e preparar o prato principal é uma tarefa de responsabilidade, afinal ele será a estrela do jantar, não é mesmo? Diferente da entrada que serve para abrir o apetite, o prato principal tem como função saciar a fome dos convidados. O chester com erva-cidreira e hortelã cumpre muito bem essa função pois ele é extremamente saboroso e o melhor, é super simples de preparar!
Chester com erva-cidreira e hortelã
Ingredientes:
- 1 Chester (4 kg)
- 4 colheres (sopa) de erva-cidreira (capim-cidreira) picada
- 4 colheres (sopa) de folhas de hortelã
- 1 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
- ½ xícara (chá) de suco de limão coado
- 1 e ½ xícara (chá) de água
Molho:
- 1 colher (sopa) de erva-cidreira (capim-cidreira) picada
- 1 colher (sopa) de hortelã picada
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de amido de milho diluído em um pouquinho de água
Modo de preparo
Chester:
Atenção: Esta receita requer 3 a 4 horas de repouso.
- Tempere o Chester com os demais ingredientes batidos no liquidificador e deixe tomar gosto por 3 a 4 horas, virando de vez em quando.
- Disponha em assadeira, regue com um pouco da marinada (use o restante para regar ao longo do cozimento), cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido (200 °C) por 40 minutos.
- Retire o papel, regue com a marinada e mantenha no forno até dourar, sempre regando. Sirva com o molho.
Molho:
Leve as ervas com a água ao fogo somente até ferver. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, misture o amido e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até encorpar.
Harmonização:
Normalmente é uma época de calor para nós brasileiros, mas mesmo assim, um prato principal sempre combina com um vinho tinto. Como ainda assim é uma carne branca, com molhos não condimentados, herbáceos e ácidos, nada melhor que o vinho Dal Pizzol Pinot Noir. O mesmo tem características leves e sem barrica que não fica pesado para um clima quente, mas ainda assim, harmoniza super bem por ser bem frutado, acidez mais presente e baixo tanino, característico dos Pinot Noir.
Sobremesa
Para fechar sua ceia de Natal com chave de ouro é preciso uma sobremesa a altura. O Natal é uma época especial para as sobremesas, são várias opções consideradas clássicas e essa receita é especial pois une dois clássicos o que é melhor ainda 🙂
Rabanada mil folhas
Ingredientes:
- ½ litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 6 anises-estrelados
- 10 cravos-da-índia
- 100 ml de leite de coco
- 16 a 20 fatias de pão baguete bem fininhas
- 3 ovos levemente batidos para empanar
- Óleo para fritar
- Açúcar com canela para envolver
Creme:
- ½ litro de leite
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 4 gemas peneiradas
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha ou 1/4 de fava de baunilha
- ½ xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Rabanada:
- Leve o leite com o leite condensado, os anises e os cravos ao fogo médio e deixe ferver por uns 5 minutos.
- Fora do fogo, acrescente o leite de coco, misture e espere amornar.
- Passe as fatias de pão primeiro na mistura de leite, depois no ovo batido e frite imediatamente em óleo quente abundante até dourarem.
- Deixe escorrer sobre papel absorvente e envolva em açúcar com canela. Reserve.
Creme:
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Espere amornar.
Harmonização:
Espumante Luiz Argenta Jovem Moscatel Asti
Um dos melhores momentos de degustar um moscatel é com uma sobremesa. Uma das harmonizações mais simples de se fazer por ser por semelhança (doce com doce). Os doces dos ingredientes combinam muito com o doce da espumante e a carbonatação combina muito com a gordura do creme.
Esperamos ter ajudado você a compor uma linda ceia de Natal com essas dicas de receita e harmonização, nos vemos na próxima, até mais!
Fonte das receitas: Ana Maria Braga