por Amanda Costa
Início desse mês passei algumas dicas de filmes relacionados ao Mundo do Vinho para você assistir na quarentena e hoje trago dicas de 5 livros para ler sobre vinhos e até cerveja!
Vinhos: Degustação, elaboração e serviço – Adolfo Alberto Lona
Guia feito sob medida para os consumidores que desejam iniciar no universo do vinho, reúne os conhecimentos que o autor adquiriu ao longo de mais de 25 anos de estudo e dedicação à enologia e à vitivinicultura. Respeitando as características dos diferentes vinhos produzidos no mundo, Lona aborda de forma clara e objetiva temas como: os tabus em torno do vinho, a arte da apreciação do vinho, princípios básicos de elaboração de vinhos e espumantes, o serviço, a formação de adegas domésticas e o vocabulário enológico e enófilo, entre outros.
Comida e Vinho: Harmonização essencial – José Ivan Santos e José Maria Santana
Um livro que tem como tema central a arte da harmonização da comida com o vinho. Conheça as principais regras de harmonização de forma didática e aprenda a reconhecer os traços marcantes de um vinho para poder fazer combinações harmoniosas com ele.
Vinho & Guerra – Don Petie Kladstrup
Livro que retrata fielmente a importância do vinho na cultura francesa, contando a emocionante história dos vinicultores franceses durante a II Guerra Mundial. Quando a França foi ocupada pela Alemanha Nazista, por quase quatro anos, os Nazistas não apenas ocuparam militarmente o país, mas fizeram de tudo para roubar um dos símbolos mais importantes do seu povo: o vinho.
A Revolução da Cerveja Artesanal – Steve Hindy
O livro de Hindy foca no renascimento das microcervejarias e em como esse movimento vem sacudindo o mercado de bebidas no mundo. É um livro sobre cerveja muito interessante e perfeito para os amantes da bebida artesanal.
História do Mundo em 6 Copos – Tom Standage
Tom Standage escolhe um ângulo inusitado para analisar as civilizações: as bebidas. Em seis copos, o autor mostra como a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola influenciaram os rumos da história mundial e definiram políticas e práticas sociais. Da pré-história à era da globalização, as sociedades elegeram diferentes bebidas e tiveram suas trajetórias fortemente ligadas a elas.
Cozinha da Serra Gaúcha: receitas regionais – Maria Beatriz Dal Pont
Nos traz em suas 120 páginas um pouco sobre a história da gastronomia na Serra Gaúcha, suas principais influências e receitas típicas e originais. Trecho: “A diferença entre culinária campeira e tropeira é que esta última não leva tempero, pois tropeiros não carregavam temperos nem folhas verdes, que não resistiam às longas viagens. Usavam alimentos não perecíveis, nutritivos e fáceis de preparar como: arroz, feijão, charque, linguiça e pinhão”.
E aí, gostaram? Então fiquem ligados nos próximos posts que teremos muito mais dicas para você fazer na quarentena! ❤