Miolo Wine Group: Uma paixão pelo fascinante mundo do vinho

por Luana Foscarini

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 01 – Outono)

Ser apaixonado pelo que faz é uma característica comum entre pessoas de sucesso. É possível perceber a diferença de energia, motivação e produtividade em alguém que encontrou esse elo tão importante.  E essas características são exatamente as mesmas quando levadas para o mundo empresarial. Foi através dessa paixão que, desde 1897, quando Giuseppe Miolo desembarcou no Brasil vindo da Itália no famoso Lote 43, no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves/RS, a atual Miolo Wine Group construiu uma história de amor com o vinho. São anos de investimento, muito trabalho e dedicação que tornaram a marca reconhecida por sua qualidade e excelência em vinhos e espumantes no Brasil e exterior.

As empresas do grupo produzem anualmente mais de 10 milhões de kilos de uva em vinhedos próprios — um diferencial estratégico da empresa. São mais de 40 variedades plantadas, em cerca de 950 hectares distribuídos em quatro projetos paralelos denominados Vinícola Miolo,  Seival Estate, Vinícola Terranova e Vinícola Almadén, localizados em três regiões vitivinícolas do Brasil. A filosofia do grupo é explorar o terroir brasileiro, e mostrar ao mundo o potencial das regiões nacionais para a elaboração de vinhos e espumantes de qualidade.

Outra filosofia importante é a estruturação e a profissionalização para o desenvolvimento do enoturismo.  Os amantes do vinho tem parada obrigatória nas unidades da Miolo Wine Group, onde, além de participar de degustações dirigidas, têm a chance de conhecer toda a estrutura e tecnologia implementada na cadeia de produção, sempre acompanhados de um enólogo especializado. Trata-se de uma experiência única, onde é muito comum os participantes criarem elos de fidelização, pois acabam percebendo todo o compromisso e respeito com a qualidade dos vinhos e espumantes.

VINÍCOLA MIOLO

Fica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a primeira unidade da Miolo Wine Group. A Vinícola detém área de 100 hectares de vinhedos e conta com um parque industrial de 20.000m2, sendo que a produção média anual ultrapassa os 800 mil litros. É neste terroir que é produzido o ícone Miolo Lote 43, vinho oriundo somente de safras excepcionais, e que possui este nome em homenagem ao número do lote adquirido pelo patriarca Giuseppe Miolo em 1897. O Miolo Lote 43 é elaborado com uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, sendo um dos vinhos mais expressivos produzidos na região. Além disso, possui o selo D.O. (Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos), que além de garantir qualidade e características da região, passa por um controle rigoroso em seu processo de produção, desde a vinha até o consumidor final.

A Vinícola Miolo também fomenta a formação de apreciadores do vinho, através de cursos, treinamentos e imersões.  É a única vinícola na América do Sul a idealizar um curso destinado à formação de enólogos amadores, o Projeto Winemaker, onde os participantes aprendem a elaborar o próprio vinho. Há um espaço exclusivo no vinhedo para este propósito. Outro projeto importante realizado nas instalações da vinícola é a Escola do Vinho, onde através de cursos e programas especiais, o participante imerge nos mistérios da elaboração e degustação de vinhos e espumantes.

Enoturismo

A Serra Gaúcha é referência em roteiro de enoturismo no Brasil. Atenta a isso, a Vinícola Miolo proporciona a mais de 200 mil turistas por ano uma experiência única em aromas, sabores e também cultura do vinho. Da visitação à fábrica, com passagem pelas caves e processos, até a torre na qual é possível visualizar toda a extensão deste terroir, tudo é feito com muito carinho para que o visitante absorva o máximo de informações, bem como vivencie o universo da marca. A Miolo entende que o enoturismo possui um papel fundamental na valorização do vinho nacional, por isso investe constantemente no aprimoramento desta experiência. Prova disso é a idealização do Wine Garden, espaço ao ar livre e totalmente integrado com a natureza, onde um food truck prepara comidas e lanches em um ambiente convidativo para um piquenique, tudo isso harmonizado com deliciosos vinhos e espumantes.  

SEIVAL ESTATE

O projeto Seival Estate está localizado em Candiota (RS), na região da Campanha Meridional reconhecida como uma das regiões mais promissoras para o cultivo de uvas por estar no paralelo 31º — faixa do planeta onde se encontram algumas das melhores regiões vitivinícolas do mundo. Em Seival Estate é elaborado outro ícone da Miolo, o Sesmarías, primeiro vinho brasileiro enquadrado no segmento luxo, resultado de um corte de seis variedades de uvas. Foi também neste terroir que a marca inovou e em 2016 realizou a primeira colheita noturna mecanizada do Brasil. Tudo isso tem um propósito: durante a madrugada, com a temperatura mais baixa, a uva se conserva naturalmente gelada, o que impacta na questão de preservação aromática da fruta. Além disso, esse processo preserva as cores verdes do mosto, implicando não somente no sabor, mas também na coloração do vinho.

Enoturismo

A busca constante em oferecer serviço de qualidade aos amantes do vinho, fez com que a marca Miolo ganhasse destaque também no enoturismo, sendo inclusive nomeada no Guia de Vinícolas Brasil & Uruguai, lançada pelo escritor Flávio Faria, como a “Melhor vinícola para se visitar”.  Em Seival Estate há planos de projetos mais elaborados, porém já é possível realizar uma visita técnica acompanhada de um enólogo especializado, e também participar das famosas degustações dirigidas. No final é impossível não pensar em passar pela loja da unidade e sair com alguns rótulos para degustar com os amigos.

VINÍCOLA ALMADÉN

Já em Santana do Livramento, na região da Campanha Central (RS), com 450 hectares de vinhedos, está localizado mais um terroir da Miolo, a Vinícola Almadén. A vinícola é equipada com o que há de mais moderno em tecnologia de vinificação, o que permite a produção anual de 4 milhões de litros. No projeto são elaborados vinhos que acompanham as tendências do Novo Mundo: jovens e frutados. O diferencial também está presente na rotulagem dos espumantes, vinhos e frisantes que contam com um design inspirado nos vinhos californianos.

Os vinhos produzidos na Vinicola Almadén, por suas características, são uma boa opção para aqueles que estão iniciando no mundo do vinho, bem como para o dia a dia de muitos apreciadores. Na vinícola são cultivadas 23 variedades de uva, sendo algumas delas as mais antigas do país. Os parreirais foram modernizados para a produção de uvas de alta qualidade, fazendo com que isso gere vinhos de ótimo custo benefício.

Enoturismo

Aqui as novidades vem de trem, literalmente.  Já em trâmites finais, com previsão de inauguração para o final de 2018, o Trem do Pampa promete movimentar o turismo da região. Em moldes semelhantes à tradicional Maria Fumaça da Serra Gaúcha, o trem promete levar muita cultura e degustações sob os trilhos. A ideia é que uma das paradas desta atração ocorra na Vinícola Almadén, tornando a experiência ainda mais atrativa para o turismo local. Atualmente a vinícola recebe grupos para compras e visitação à unidade.

VINÍCOLA TERRANOVA

Por muitos é denominado como um terroir inusitado. Localizado na Bahia, na região do Vale do São Francisco, com um solo rico em mineral e chuvas esporádicas no primeiro trimestre do ano, a Vinícola Terranova se dedica à elaboração de espumantes, vinhos jovens e frutados e do suco de uva integral. Com área de 200 hectares de produção, a vinícola produz a linha de vinhos e espumantes Terranova. Toda a produção é irrigada pelo sistema de gotejamento, oriundo do único rio totalmente brasileiro, o velho Chico. Devido à esta questão, aliada às características do solo e do clima, a maturação da uva ocorre mais rapidamente e de forma mais controlada, proporcionando à vinícola a possibilidade de haver duas safras por ano. É possível inclusive visualizar em uma mesma área uvas em diferentes estágios de maturação. É como se as quatro estações do ano estivessem ocorrendo ao mesmo tempo. No primeiro semestre, devido às noites um pouco mais frias, os vinhos são mais equilibrados e complexos. No segundo semestre, com a temperatura mais elevada e maturação mais rápida, os vinhos são mais jovens e alcoólicos com aromas e acidez elevados.

Enoturismo

Se no Sul o enoturismo anda de trem, no Norte ele anda de barco. O Vapor do Vinho, parceiro estratégico da Vinícola, é responsável por cerca de 50% da visitação atual. São 50 mil visitantes por ano, que após o passeio pelas águas do Rio São Francisco desembarcam na vinícola e tem a oportunidade de realizar a visita pelas instalações, degustar vinhos e destilados, bem como realizar compras na loja própria.  Sem dúvida uma experiência inesquecível.

Sobre o atual momento, as boas novas é que a safra 2018 já é considerada a melhor da década, superando inclusive safras de qualidade excepcional como 2011 e 2012. Por conta do clima propício dos meses antecedentes, aliado ao bom estado de preservação das videiras, 2018 evidenciou uma safra rica em qualidade e volume.

“A safra 2018 para a Miolo ficará na história, pois produziremos todos os nossos grandes vinhos que são elaborados exclusivamente em safras excepcionais. Além disso, uma safra de qualidade como essa vem para coroar todo o trabalho de dedicação e inovação que foi realizado ao longo dos anos em prol do aumento da qualidade. Agora, vamos ficar na expectativa de que o mercado reconheça isso e, desta forma, melhore a imagem e participação dos vinhos nacionais na mesa dos brasileiros”, afirma Adriano Miolo, superintendente do Grupo Miolo.

CURIOSIDADES SOBRE A VINÍCOLA MIOLO

1 –  É considerada a maior produtora nacional de espumantes pelo método champenoise, que é o processo tradicional onde a segunda fermentação ocorre dentro da própria garrafa.    

2 – Exporta para mais de 32 países, como china, frança e reino unido. É considerada a maior exportadora brasileira de vinhos e está entre as principais produtoras de espumantes do país.  

3 –  Recentemente o grupo inovou mais uma vez e finalizou o processo de elaboração de um lote de 500 garrafas de cuvée tradition brut na costa da frança, no fundo do mar.

Aproveite e assista no nosso canal do youtube um pouco mais sobre o Grupo Miolo:

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