Riedel Experience: uma degustação para conhecer as taças!

por Eduarda D’Agostini

Foto: Arquivo Pessoal

Olá pessoal! Hoje, como prometido, irei falar sobre a oportunidade incrível que tive de participar de uma degustação com o CEO da Riedel e contar alguns detalhes sobre essa maravilhosa experiência!

Quem acompanha a coluna #myriedel aqui no Blog Terroir Boccati sabe que quando a Boccati firmou a parceria com a Riedel, eu tive a honra de viajar até a Áustria para conhecer de perto a marca que fabrica as melhores taças de cristal do mundo! Na época, recebi o título de Embaixadora Riedel das mãos do super querido e carismático Georg Riedel, que comandou a Riedel durante anos. Hoje, o CEO da empresa é seu filho Maximilian Riedel.

Depois dessa fantástica viagem, a parceria entre a Boccati e a Riedel se fortaleceu ainda mais e logo tive a oportunidade de participar de uma Riedel Experience na Espanha, dessa vez com Maximilian, juntamente com distribuidores Riedel do país. Aprender a conduzir a famosa Riedel Experience com Georg foi muito bom, além de entender a técnica para a degustação em si, pude conhecer a história da Riedel e toda a sua tradição. Porém eu só conheci a Riedel por completo depois do encontro com Maximilian, que complementou tudo o que eu havia aprendido com seu pai, acrescentando a visão de futuro da marca.

O grande diferencial da Riedel é ser formada por uma família que trabalha unida e que tem uma tradição muito forte e algo em comum com todos nós: eles são apaixonados por vinhos! Então, é claro que eles colocam todo esse amor na hora de desenvolver seus produtos e, por isso, podemos acreditar que a Riedel sim tem as melhores taças do mundo. Ao conhecer Georg e Maximilian em ocasiões diferentes pude confirmar o quanto eles se complementam dentro da empresa e entender o porque seus produtos estão sempre à frente no mercado.

Foto: Arquivo Pessoal

Durante o encontro com Maximilian, ele trouxe vários insights sobre o mundo dos vinhos e espumantes que considero super importantes. Ele nos apresentou o perfil do público Riedel (mundial), que é quase proporcionalmente dividido em homens (54%) e mulheres (46%), tendo a maioria (60%) entre 25 e 44 anos, ou seja, pessoas jovens que fazem parte do mundo dos vinhos. Com essa informação a forte tradição de inovação da Riedel, com novos lançamentos todos os anos, fez todo sentido pra mim.

Após falar sobre o público Riedel, Maximilian começou a falar sobre os produtos, iniciando com a frase “O vinho ganhou um grande concorrente”, referindo-se ao mundo dos destilados, drinks e cocktails.

Na Ásia e nos EUA isso já é realidade há algum tempo e agora chegou com tudo na Europa. É o futuro! São muitos jovens aderindo à nova moda e também pessoas mais velhas que antes consumiam apenas vinho e agora estão mudando suas escolhas em algumas ocasiões. Essa tendência também já chegou no Brasil e com muita força. A introdução ao tema foi impactante, porém o mundo dos vinhos jamais ficará pra trás e cada empresa irá encontrar alternativas para agradar seu consumidor, que pode gostar e consumir vinhos e espumantes e ao mesmo tempo incluir nos seus hábitos o consumo de destilados e cocktails.

A estratégia da Riedel para responder a esse desafio foi fortalecer o marketing dos produtos que a marca já possuía para essas bebidas específicas e também lançar uma nova coleção voltada para esse público mais versátil. Um detalhe importante é que diferente de uma degustação de vinhos e espumantes, na qual, como já sabemos, o formato da taça importa e pode mudar totalmente a percepção da bebida, quando falamos de destilados e drinks, o que realmente importa é o tamanho da taça ou do copo, sendo o formato de livre criação.

Maximilian comentou que não são somente os tradicionais cocktails que estão em alta, agora são novos e únicos, com assinatura de mixologistas internacionais e famosos, novos drinks e novas bebidas a todo momento. E ainda, cada cocktail necessita de um copo diferente e especial, isso devido ao gelo que vai na receita – a quantidade e o tamanho dos cubos de gelo influenciam na escolha do copo – por isso, o tamanho é o mais importante na hora de escolher um copo ou taça para servir um destilado ou drink especial.

Para poder oferecer algumas opções dessa linha especial de taças e copos da Riedel, a Boccati fez uma seleção buscando atender as necessidades do consumidor brasileiro, levando em consideração os consumidores mais tradicionais e os novos adeptos do queridinho do momento: o Gin!

Taças Riedel Vinum Bar para destilados

Taça Cognac Hennessy (para conhaques)

Taça Single Malt (para whiskies)

Copos e Taças Riedel Bar para cocktails

Copo Gin (também indicado para vinhos Pinot Noir)

Taça para Gin (também indicada para vinhos Oaked Chardonnay)

Não deixando suas origens de lado, a linha de copos e taças para Gin também é indicada para vinhos específicos. O Copo para Gin tem o formato ideal para a degustação de vinhos Pinot Noir, assim como a Taça Heart to Heart Pinot Noir. Já a taça para Gin é perfeita para vinhos Chardonnay amadeirados, como a Taça Heart to Heart Oaked Chardonnay.

Depois de uma bela aula sobre destilados e drinks, Maximilian nos apresentou as estrelas do encontro: as taças da linha Performance. O mais novo lançamento da Riedel que é o maior sucesso no mundo inteiro! Essas taças são tão incríveis que merecem um post exclusivo e, por isso, fiquem atentos ao próximo post! 😊 🍷

Conheça a linha completa da Riedel!

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