por Eduarda D’Agostini
Olá #winelovers! E “Olá #champagnelovers!”, já que o assunto de hoje é especialmente voltado para os apreciadores de espumantes e champagnes.
Você sabia que o espumante é um vinho, só que com gás? Exatamente! O espumante na verdade se chama “vinho espumante” e sua elaboração é bem parecida com a de um vinho tranquilo. Bom, pelo menos no início… porque após a fermentação normal ele sofre a chamada segunda fermentação e é aí que tudo muda.
Você que acompanha a coluna #myriedel sabe que a taça faz toda diferença na degustação de um vinho e sabe que é comprovado que um vinho apresentará características completamente diferentes quando for servido em taças diferentes. E com os espumantes é exatamente igual!
A taça mais tradicional para a degustação de espumantes é a Flute (alta e estreita), porém nos últimos anos o hábito de degustar espumantes em taças de vinho vêm crescendo. Tudo começou em 2013, quando a Riedel começou a realizar oficinas sensoriais para estudar a degustação de espumantes na taça de vinho e como resultado: uma ótima surpresa! E por isso a tendência de degustar espumantes em taças mais bojudas veio para ficar.
Como falamos, o espumante também é um vinho. E ao ser um vinho, também apresenta características aromáticas, de sabor e corpo. As taças mais bojudas irão evidenciar essas características do espumante, muitas vezes imperceptíveis em taças do modelo tradicional. Por isso a dica hoje é a Taça Riedel Heart to Heart Champagne Wine Glass.
Taça Riedel Heart to Heart Champagne Wine Glass
Essa taça foi criada em 2019 pela Riedel, unindo o clássico modelo Flute com a tendência de degustar espumantes em taças de vinho. Assim, a Taça Riedel Heart to Heart Champagne Wine Glass será ideal para espumantes leves, frescos e secos, especialmente os de médio corpo como os Charmat longos e Champenoise brancos.
Seu formato fino no fundo é ótimo para estimular o perlage da bebida e o bojo amplo irá possibilitar a apreciação dos aromas e sabores do espumante.
Outros fatores importantes para que o perlage seja intenso são:
- Abrir o espumante na temperatura recomendada, que costuma ser de 4 a 8°C dependendo do nível de açúcar do espumante (muitas vezes está informada no rótulo a temperatura ideal).
- Abrir a garrafa com cuidado, ao invés de estourar, também ajuda a manter as bolhas. Mas é claro, como estamos falando de comemorações, estourar um espumante ou até mesmo abrir com um golpe de sabre também dará um charme especial!
Conheça a linha completa da Riedel!
¹ Perlage: do francês perle (pérola), refere-se às bolhas presentes nos espumantes, champagnes e frisantes.