por Eduarda D’Agostini
Olá enófilos! Estamos quase chegando ao fim dos posts sobre as taças Riedel da bela linha Heart to Heart, aquelas planejadas e desenvolvidas para vinhos específicos do Novo Mundo. E hoje, vou falar sobre a mais versátil de todas: a Heart to Heart Riesling.
Cultivada há milhares de anos, a Riesling é uma das principais castas brancas do planeta e é considerada uma das melhores para a elaboração de vinhos brancos. Aliás, ela é a responsável por alguns dos melhores, mais complexos e mais longevos vinhos brancos produzidos ao redor do mundo!
De origem alemã, é uma variedade que se adapta a diferentes climas e regiões. Resiste ao calor, porém apresenta resultados ainda melhores quando cultivada em regiões de clima moderado a frio, evitando que sua maturação seja abrupta e preservando assim sua ótima acidez. Extremamente resistente a temperaturas baixas, sobrevive inclusive a geadas.
A Riesling é uma casta extremamente versátil, a partir dela são produzidos desde os jovens até os mais longevos vinhos, podendo ser secos, complexos e cheios de energia ou até mesmo doces e delicados. Também é utilizada na elaboração de vinhos de sobremesa como os Late Harvest (colheita tardia) e os famosos Icewine¹. Os melhores vinhos Riesling do mundo estão na região da Alsácia (França) e na Alemanha. Contudo, no Novo Mundo eles também se destacam em países como Austrália, Canadá e Estados Unidos.
Um Riesling será extremamente aromático, tanto na intensidade como na complexidade, exibindo várias famílias aromáticas na análise olfativa. As clássicas notas frutadas se destacam, especialmente as cítricas, mas os aromas mais característicos e que diferem a Riesling das demais uvas são os denominados “minerais” (ferro, pedras, grafite).
Mas, a principal característica será sua pronunciada acidez que, além de sabores intensos, irá proporcionar longevidade ao vinho. A Riesling, diferentemente de outras castas brancas, envelhece muito bem na garrafa. Aliás, o envelhecimento em carvalho não é uma prática comum na produção desses vinhos, preservando assim toda a expressividade natural da uva, deixando suas características mais “abertas” desde o início da degustação.
Uma uva que permite elaborar tanto vinhos secos como também doces? Vinhos extremamente aromáticos e também longevos? Tudo isso envelhecendo somente na garrafa e sem passagem por carvalho? A Riesling permite uma produção impressionantemente versátil e, justo por isso, a taça Heart to Heart Riesling é a mais versátil de todas!
Uma taça desenvolvida para vinhos da uva mais versátil, que também será indicada para uma infinidade de outros vinhos, pois interpretará muito bem suas diversas características durante a degustação. Essa taça é ideal para degustar vinhos brancos em geral, especialmente das variedades Riesling, Chardonnay e Sauvignon Blanc (sobretudo sem passagem por madeira). Também é indicada para vinhos Rosés mais leves e ainda para Dolcetto, Teroldego, Montepulciano, Beaujolais Nouveau, Zinfandel, entre outros. Isso mesmo! Uma taça indicada tanto para vinhos tintos como brancos, secos e doces. Isso sim é versatilidade!
Taça Riedel Heart to Heart Riesling
Indico essa taça para todos os enófilos, pois na ausência da taça indicada ela irá proporcionar uma boa degustação para qualquer vinho. É claro, você que acompanha a coluna #myriedel sabe que cada vinho tem uma taça ideal, porém a Heart to Heart Riesling é sem dúvida uma ótima solução para a ausência dela. Faça o teste e confirme!
Fiquem atentos, no próximo post irei falar sobre o efeito borbulhante da taça Heart to Heart Champanhe!
Conheça a linha completa da Riedel!
¹Icewine: vinho produzido com uvas congeladas, que apresenta como características um vinho denso com alto teor de açúcar.