Gosta de Pinot Noir? Conheça a taça perfeita para ele!

por Eduarda D’Agostini

Foto: Amanda Costa

Oi gente! Voltei para falar um pouquinho mais sobre Performance: a melhor coleção de taças da Riedel. E hoje vou falar sobre a super especial taça Performance Pinot Noir e o efeito que ela proporciona na degustação de vinhos e também de espumantes!

Como o nome já diz, essa taça é ideal para vinhos da variedade Pinot Noir. Os varietais Beaujolais e Nebbiolo também terão uma ótima performance quando degustados nessa taça, assim como os cortes com a predominância de qualquer uma dessas uvas. E os italianos Barolo e seu primo Barbaresco também podem ser perfeitamente degustados nessa maravilhosa taça.

Quem acompanha o Blog Terroir Boccati já conhece a taça Heart to Heart Pinot Noir. No geral, ambas taças são indicadas para vinhos muito parecidos: elegantes e discretos, com baixa intensidade na coloração, taninos suaves e acidez equilibrada. A grande surpresa estará na análise olfativa graças a uma explosão de aromas que, ao mesmo tempo que é intensa, é delicada e sutil, enfatizando a elegância dos varietais específicos indicados para essas taças.

Desvendar a complexidade desses vinhos, especialmente quando falamos de seus aromas, pode ser uma tarefa difícil até mesmo para especialistas. Mas não se preocupe, com a taça ideal tudo será simplificado. O bojo com a super capacidade de 830ml não é grande para que seja preenchido com vinho e sim para que o vinho possa respirar. Com uma pequena dose de 100ml, deixamos liberado o restante do espaço interno da taça para que o ar circule ali dentro e, devido a seu formato especial, os aromas irão se concentrar e serão entregues ao degustador de maneira que irá facilitar sua interpretação das nuances e sutilezas do vinho.

E o melhor é que as taças da linha Performance possuem uma característica especial, que só irá tornar a degustação ainda mais surpreendente. Seu efeito ótico (suaves rajadas dentro de cada taça) aumenta a superfície interna da taça e, conforme o líquido percorre cada rajada interna, o vinho irá se abrir e evidenciar todos seus aromas e nuances – efeito similar ao proporcionado pelo uso de um aerador ou decanter. Ou seja, em muitas ocasiões, a taça Performance irá dispensar o uso desses outros acesórios e, quando falamos de vinhos Pinot Noir, essa é uma maravilhosa solução, pois nem sempre o decanter é indicado, mas o efeito de aeração controlada será incrível durante a degustação.

Faça o teste, basta servir o vinho na taça e fazer movimentos circulares com a mesma, para que o líquido possa percorrer seu interior e respirar, “abrindo” suas características. Quando mais vezes você circular a taça, mais ela irá abrir as características do vinho. Você estará 100% no controle, podendo escolher o ponto ideal do vinho para a degustação.

Mas o mais importante eu deixei para o final. Eu comentei que ia falar sobre a degustação de vinhos e também de espumantes e até agora falei somente sobre os vinhos. Mas servir espumante em uma taça de vinho? Que loucura é essa? Pois é, a taça Pinot Noir também é ideal para a degustação de espumantes e champanhes. Isso mesmo! A tendência de degustar espumantes em taças de vinho veio para ficar.

Como tudo nessa vida, existem os prós e os contras. Realmente, servir um espumante em uma taça de vinho irá reduzir a intensidade de seu perlage¹, porém por outro lado os ganhos são grandes. A taça de vinho irá evidenciar os aromas e sabores do espumante, muitas vezes imperceptíveis em taças do modelo tradicional flute. E as taças Pinot são ótimas opção para isso, considerando que a maioria dos espumantes é produzido pela uva em questão.

É claro que não indico servir qualquer espumante nessa taça. Em alguns espumantes realmente a característica principal é o perlage e sua refrescância, para isso a taça flute sempre será a ideal e a própria Riedel possui alguns modelinhos que já falei por aqui: Heart to Heart Champagne e Wine Champagne. Agora, se o espumante ou champahne em questão for mais encorpado, especialmente aqueles do método tradicional e do tipo Rosé, sem dúvidas indico a taça Performance Pinot Noir, além dela possuir o bojo perfeito para esse tipo de espumante, seu efeito ótico irá tornar essa degustação inesquecível! Não deixe de fazer o teste, com certeza você enxergará os espumantes através de outra percepção.

Taça Riedel Performance Pinot Noir

Curiosidades

  • Vinhos da variedade branca Pinot (Blanc, Grigio, Gris) não deverão ser degustados na taça Pinot Noir, a mais indicada é a taça Chardonnay e, como segunda opção, a taça Cabernet / Merlot.
  • Outra confusão comum é servir vinhos Pinotage na taça Pinot Noir, porém a mais indicada é a taça Shiraz.
  • A maioria dos sommeliers, na ausência da taça ideal, costuma servir vinhos Chardonnay em taças Pinot Noir, pois fazem a relação de um Burgundy² branco com um tinto e pensam que para a taça funciona, porém se equivocam. Se não temos a taça para o Chardonnay, então a melhor opção é a Cabernet Sauvignon.

No mês de dezembro deixarei em standby os posts da linha Performance, para poder trazer para vocês um conteúdo especial para o final de ano! Dicas de presentes e também sugestão de taças ideais para brindar e chegada do tão esperado 2021. 🍾🥂

Se você tem alguma curiosidade ou quer saber algo sobre alguma taça especial da Riedel, não deixe de comentar! Ficarei muito feliz em poder responder. 💖

Conheça a linha completa da Riedel!

¹Perlage: do francês perle (pérola), refere-se às bolhas presentes nos espumantes, champagnes e frisantes.

²Burgundy (inglês): Bourgogne (francês) ou Borgonha (português), é uma região de vinhos francesa que está entre as mais prestigiadas do mundo. Ali se produzem os famosos Pinot Noir da Borgonha, porém outra uva que tem grande produção no local é a Chardonnay, por isso são conhecidos como os vinhos Burgundy branco e Burgundy tinto.

2 Replies to “Gosta de Pinot Noir? Conheça a taça perfeita para ele!”

  1. Adorei a matéria!!

    Aprendi muito sobre o uso correto de taças para cada tipo de vinhos .

    Valeu,!!!!

  2. Vale acrescentar que essas taças são ideias para pinots do novo mundo, conforme a própria riedel recomenda, uma vez que existe essa borda que a riedel chama de “para-choque” de acidez. Pinots do velho mundo perdem muito nessa taça, ela pode acabar com a característica frutada de alguns inclusive, para pinot de velho mundo a borgonha convencional ainda é melhor, com a borda “pra dentro” direcionando o vinho desde o início da língua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *