por Eduarda D’Agostini
Olá pessoal! No final do ano eu trouxe pra vocês o post especial A Taça Ideal: dicas para degustar espumantes aqui no Blog Terroir Boccati. E nesse post eu contei sobre a tendência de degustar espumantes em taças para vinho, que vem sido muito falada nos últimos anos.
Você sabia que o espumante é um vinho? Pois é, o espumante é um vinho “com gás”. E, por isso, em 2013, a Riedel iniciou algumas oficinas sensoriais para estudar a degustação de espumantes na taça de vinho e como resultado: uma ótima surpresa! Ao ser um vinho, o espumante também apresenta características aromáticas, de sabor e corpo. A taça de vinho proporciona que essas características encontradas no espumante, muitas vezes imperceptíveis em taças do modelo tradicional Flute, sejam percebidas em maior evidência.
E então surgiu a tendência de degustar espumantes em taças para vinhos… mas é uma tendência que gera ainda algumas dúvidas, pois, em “teoria”, não faz sentido. Por isso, a Riedel iniciou ainda em 2014 o desenvolvimento de taças para espumante com formatos não convencionais, e a primeira criação foi a Taça Veritas Champagne.
Essa taça é perfeita para degustar espumantes! Ela possui um formato mais bojudo do que o tradicional Flute, permitindo assim a percepção dos aromas, corpos e sabores do “vinho espumante”. Porém, ao mesmo tempo, a base do seu bojo é afinada, como as tradicionais taças para espumantes, permitindo assim a evidência do perlage¹, muitas vezes considerado a principal característica da bebida das celebrações.
Indico essa taça para todos os espumantes, pois ela é a mais versátil de todas. Os espumantes de médio corpo, especialmente Charmat longos e Champenoise brancos, terão sempre sua melhor performance quando servidos nesse modelo, pois a taça irá evidenciar o perlage e possibilitar a apreciação dos aromas e sabor do espumante.
Se o espumante for leve, especialmente do tipo Moscatel e alguns Charmat brancos mais leves e refrescantes, a taça Flute também é indicada, porém a Veritas Champanhe irá evidenciar ainda mais as nuances dos aromas e sabores, sem perder o perlage. E se o espumante ou champanhe degustado for mais encorpado, especialmente do método tradicional (Champenoise) ou do tipo Rosé, a Veritas Champanhe será uma ótima opção, ou ainda nesse caso faça também o teste com uma taça para vinho, você irá perder um pouco a percepção do perlage, mas ganhará muito na apreciação dos aromas, sabores e principalmente do corpo do espumante.
As opções são muitas! O mais legal da Riedel é que você pode testar e escolher a taça que mais se encaixa com o seu perfil e com o tipo de vinhos e espumantes que você mais aprecia. E, se preferir uma taça versátil para espumantes, indico de olhos fechados a Veritas Champagne!
Outros fatores importantes para que o perlage seja intenso são:
- Abrir o espumante na temperatura recomendada, que costuma ser de 4 a 8°C, dependendo do nível de açúcar do espumante (muitas vezes está informada no rótulo a temperatura ideal).
- Abrir a garrafa com cuidado, ao invés de estourar, também ajuda a manter as bolhas. Mas é claro, como estamos falando de comemorações, estourar um espumante ou até mesmo abrir com um golpe de sabre também dará um charme especial!
Para aprender mais sobre o efeito da taça na degustação dos espumantes, assista à LIVE especial no Instagram: Influência da Taça na Degustação de um Espumante!
Conheça a linha completa da Riedel!
¹Perlage: do francês perle (pérola), refere-se às bolhas presentes nos espumantes, champagnes e frisantes.