Por que usar a Taça Wine Champagne da Riedel?

por Eduarda D’Agostini

Foto: Everson Almeida

Oi gente! Infelizmente hoje chegamos ao fim da série de posts sobre as taças Riedel da linha Wine. Essa linha tão especial desenvolvida para vinhos do mundo inteiro. E, para fechar com chave de ouro, é sempre bom brindar um ótimo espumante, e para isso indico a taça Wine Champagne!

Como já falamos por aqui, o espumante é um vinho, só que com gás. O espumante na verdade se chama “vinho espumante” e sua elaboração é bem parecida com a de um vinho tranquilo. Bom, pelo menos no início… porque após a fermentação normal ele sofre a chamada segunda fermentação e é aí que tudo muda.

Agora que você já conhece as taças da Riedel e o efeito que elas causam na degustação de um vino, fica mais fácil de você entender que no espumante a teoria é a mesma. Tanto os vinhos tranquilos como também os vinhos espumantes apresentaram características completamente diferentes quando servidos em taças diferentes.

Há um tempo atrás escrevi um post especial falando sobre O Universo das Taças, onde comento que sempre indico que, para escolher a taça adequada, o mais importante a levar em consideração é a ocasião, depois a companhia e, então, o produto que vamos degustar. Isso mesmo, considero a ocasião o ponto mais importante para decidir qual taça vou usar! Essa é uma dica ótima quando vamos servir um espumante ou champagne, pois para esses produtos a escolha da taça realmente pode fazer uma grande diferença no resultado da degustação.

A taça Wine Champagne é de um modelo super tradicional: o flute. Também conhecido como flauta no Brasil, é um modelo alto e estreito, com a boca pequena e com a capacidade bastante reduzida em relação às taças de vinho. E por isso ela é ideal para brindar. Seu formato faz com que possamos dividir uma mesma garrafa entre várias taças. Portanto, se servirmos ela até a metade, mais ou menos 125ml, poderíamos dividir uma garrafa em até 6 pessoas, o que dá um ótimo rendimento.

Outro detalhe legal da taça é que, por ser estreita, nos dá mais segurança na hora de brindar, pois, além de mais resistente, seu formato protege o líquido para que não caia para fora da taça no momento em que ela se choca com outra. Deu até vontade de brindar, não é mesmo?

Mas o ponto forte de uma taça modelo flute é o efeito que ela causa no perlage¹. O formato do fundo da taça irá evidenciar o gás do espumante, fazendo com que a intensidade das borbulhas seja alta e proporcionando um belo efeito visual. Para que isso aconteça, muitos fabricantes de taças de qualidade incluem uma pequena marca (como se fosse um arranhão) no fundo da taça, essa marca irá agitar o espumante, incentivando-o a ficar borbulhante. Todas as taças da Riedel para champanhe têm um ponto a laser no fundo da taça, ou seja, as borbulhas estão garantidas!

Mas, sabemos que um espumante não tem somente borbulhas, esse vinho também pode apresentar maior ou menor complexidade de aromas e sabores, de acordo com a proposta do produto. A taça Wine Champanhe é ideal para espumantes leves, especialmente do tipo Moscatel e alguns Charmat brancos mais leves e refrescantes. Já para Charmat longos, Champenoise e Rosés, a taça modelo flute irá prejudicar um pouco a apreciação de características como aromas, sabor e corpo – para esses casos existem outros modelos indicados e em breve falarei sobre eles aqui no Blog Terroir Boccati.

Quando apresentei para vocês a linha Wine, comentei que ela era de estilo tradicional, com um design que remete ao clássico e ao retrô. Em todas as taças dessa linha a haste é adornada com pequenos detalhes que a deixam elegante e refinada, mas sem deixar de ser funcional. Por isso, indico a taça Wine Champagne especialmente para celebrações mais formais e exclusivas, tanto para coquetéis e até jantares harmonizados.

Taça Riedel Wine Champagne

Outros fatores importantes para que o perlage seja intenso são:

  • Abrir o espumante na temperatura recomendada, que costuma ser de 4 a 8°C dependendo do nível de açúcar do espumante (muitas vezes está informada no rótulo a temperatura ideal).
  • Abrir a garrafa com cuidado, ao invés de estourar, também ajuda a manter as bolhas. Mas é claro, como estamos falando de comemorações, estourar um espumante ou até mesmo abrir com um golpe de sabre também dará um charme especial!

Resumindo, é tudo uma questão de escolhas. Sabendo o que queremos evidenciar, poderemos escolher qual taça irá nos proporcionar isso.

Para aprender mais sobre o efeito da taça na degustação dos espumantes, assista à LIVE especial no InstagramInfluência da Taça na Degustação de um Espumante!

Querem saber como foi uma oportunidade incrível que tive de participar de uma degustação com o CEO da Riedel? Fiquem ligados no próximo post, irei contar tudo sobre essa experiência!

Conheça a linha completa da Riedel!

¹Perlage: do francês perle (pérola), refere-se às bolhas presentes nos espumantes, champagnes e frisantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *