por Eduarda D’Agostini
Olá queridos enófilos! Dando continuidade aos posts sobre as maravilhosas taças Winewings da Riedel, hoje irei falar sobre a taça estrela: a Taça Winewings Cabernet Sauvignon.
O desenvolvimento da linha Winewings foi maior desafio de Georg Riedel e tudo começou com a taça Cabernet Sauvignon. Exatamente, a linha Winewings foi criada com o propósito inicial de desenvolver a melhor taça do mundo para degustar vinhos Cabernet Sauvignon, porém o design moderno e extremamente inovador da taça ficou tão incrível que a Riedel acabou desenvolvendo taças para vários tipos de vinhos.
O conceito da linha Winewings está diretamente ligado ao seu design: taças de fundo plano e alongado. Esse formato aumenta a área de superfície entre o vinho e o ar, aumentando assim os níveis de evaporação da bebida e intensificando a evolução do vinho em taça. De cara os aromas serão mais perceptíveis e logo no sabor também se notará um grande avanço. E cada modelo irá ressaltar as características únicas de cada casta.
Como o nome já diz, a Winewings Cabernet Sauvignon é ideal para as variedades Cabernet tanto o próprio Cabernet Sauvignon como o Cabernet Franc. Também é indicada para vinhos Merlot, Petit Verdot e cortes com a predominância de qualquer uma dessas uvas, em especial os vinhos Cabernet / Merlot e o famoso corte bordalês, que, além dessas uvas, ainda pode levar outras variedades para “finalizar” com o toque especial do enólogo.
A taça perfeita para vinhos complexos, potentes e encorpados, com destaque para a alta presença de taninos. Seu tamanho generoso (1 litro!) permite que o aroma se desenvolva totalmente em seu interior, desde que seja servida uma quantidade ideal para degustação (de 150ml a 200ml), assim o vinho irá “respirar” dentro da taça ao entrar em contato com o ar. E seu formato especial faz com que, ao beber, o vinho entre lentamente em nossa boca, assim iremos perceber o tanino logo, e somente, na ponta da língua, de forma macia e não agredindo ao nosso paladar. E, então, o líquido irá percorrer toda nossa boca, proporcionando a sensação de “mastigar” o vinho, fazendo com que possamos interpretar todas as suas características, enfatizando a fruta e minimizando as amargas qualidades do tanino.
Essa maravilhosa taça é indicada tanto para os intensos vinhos do Novo Mundo, quanto para os estabilizados vinhos do Velho Mundo. Em ambos casos, o vinho irá alcançar seu equilíbrio e a degustação será perfeita.
Taça Riedel Winewings Cabernet Sauvignon
Se você é amante dos vinhos como eu, especialmente de vinhos encorpados, não deixe de degustar seu vinho favorito na taça Winewings Cabernet Sauvignon: a melhor taça do mundo!
Curiosidades
- As taças da linha Winewings prometem fazer o vinho voar, ressaltando seus aromas e sabores com muito mais evidência do que qualquer outra taça. E essa é a origem do seu nome Winewings: Asas do Vinho.
- A maioria dos sommeliers, na ausência da taça ideal, costuma servir vinhos Chardonnay em taças Pinot Noir, pois fazem a relação de um Burgundy¹ branco com um tinto e pensam que para a taça funciona, porém se equivocam. Se não temos a taça para o Chardonnay, então a melhor opção é a Cabernet Sauvignon.
- Não é à toa que as taças Cabernet / Merlot são as mais vendidas em qualquer uma das linhas de taças Riedel.
Conheça a linha completa da Riedel!