Não pode comparecer no Circuito Enogastronômico América?
Saiba mais sobre os vinhos da Argentina, Brasil, Chile, EUA e Uruguai.
Vinhos da Argentina
Argentina é uma das regiões com maior importância na viticultura atual, o que fez com que se tornasse o 5º maior produtor de vinhos do mundo. Entre os vinhos tintos Argentinos, os de maior destaque são o Malbec e o Cabernet Sauvignon, enquanto entre os vinhos brancos predomina o uso da casta Chardonnay. A uva Bonarda também é muito plantada na Argentina e ainda existem produtores investindo em castas como Syrah, Pinot Noir, Tempranillo, Petit Verdot, Merlot e Sauvignon Blanc.
Vinhos do Brasil
O Brasil tem atingido um sucesso cada vez maior na produção de vinhos que priorizam a qualidade e a elegância. O país revela uma identidade própria e única em cada variedade elaborada pelas mãos de excelentes produtores. A maior parte da produção está concentrada no Rio Grande do Sul. Apesar da supremacia gaúcha, existem áreas vinícolas em Santa Catarina e no também no Nordeste do país. O Brasil cultiva em seus vinhedos diversos tipos de uvas, entre elas as uvas tintas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tannat, Pinot Noir, Gamay e Syrah. Já no caso das castas brancas o destaque fica por conta das uvas Riesling, Chardonnay e Sauvignon Blanc, além da mais plantada, a Moscato.
Vinhos do Chile
Situado entre o Oceano Pacífico e Cordilheira dos Andes, o Chile possui cerca de 117 mil hectares de vinhedos plantados, dentre os quais metade é ocupada por vinhas da uva Cabernet Sauvignon. Graças ao seu solo, clima e localização bastante específicos, o terroir expressado pelas uvas pode variar bastante, isto é, a mesma casta pode originar vinhos com caráter bastante distinto, podendo ser mais frutado ou ácido de acordo coma região de cultivo. Em geral, os bons vinhos chilenos são saborosos e concentrados, cheios de fruta madura.
Vinhos dos Estados Unidos
Os Estados Unidos produzem alguns dos melhores e mais reverenciados tintos e brancos do mundo. Entre as áreas de maior destaque estão a Califórnia e os estados de Washington e Oregon. A Califórnia é responsável pela produção de 90% de todo o vinho norte-americano, suas grandes especialidades são o Cabernet Sauvignon e o Chardonay. Hoje em dia estas uvas continuam a ser as mais emblemáticas, embora inúmeras outras variedades sejam plantadas com muito sucesso, com Merlot, Pinot Noir, Syrah, Zinfandel e até Sangiovese entre as tintas, e Sauvignon Blanc e Pinot Gris entre as brancas.
Vinhos do Uruguai
Os vinhedos uruguaios estão no paralelo 35°, como algumas das melhores regiões produtores do mundo, há bastante intensidade de sol, como nos outros países produtores da América do Sul, mas o clima é um pouco mais frio e marítimo. A principal casta do Uruguai é a Tannat, que foi trazida da região do Madiran, no sudoeste da França, por imigrantes. Após mais de cem anos no país a variedade adquiriu características próprias e produziu vinhos um pouco mais macios, concentrados e cheios de fruta. A Tannat é reconhecida como a uva de maior representatividade no Uruguai, onde ocupa 44% da extensão de vinhedos da região, mas há também ótimos Cabernet Sauvignon e Merlot.