Rock e Vinho: uma combinação para todas as horas

por Amanda Costa e Ângela Lazzarini

Em 13 de julho de 1985 houve um grande evento chamado Live Aid, um show que rolou simultaneamente em Londres, Inglaterra, Filadélfia e Estados Unidos. O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.

O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como Led Zeppelin, Madonna, Queen, David Bowie, Rolling Stones, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Black Sabbath, entre muitos outros.

O show foi transmitido ao vivo para diversos países e naquele momento o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrado como Dia Mundial do Rock.

Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada aqui no Brasil, e começou a ser celebrada nos anos 90, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país.

Nós também amamos este gênero e sempre comemoramos da melhor forma possível: unindo com vinho! Por isso, hoje trouxemos algo bem diferente para você. Cada vertente do rock unida a um vinho, para você degustar e lembrar sempre desse dia.

Metal: um som massivo e encorpado que combina com Vinho Don Guerino Gran Reserva Traços Top Blend

O Heavy Metal, também chamado de Metal, é um estilo derivado, em suas raízes, do Rock’n roll. O nome em inglês britânico significa metal pesado. Antes de se tornar um rótulo musical, a palavra Heavy Metal já foi usada pelo exército norte americano em operações de guerra.

Gran Reserva Top Blend é um ícone elaborado unicamente em grandes vindimas que expressam seu máximo potencial, o blend das castas, Teroldego, Tannat, Merlot e Malbec se completam formando um vinho potente e harmônico. Premiado com medalha de prata no concurso internacional de vinhos (2014) e também considerado o melhor vinho pela Vinun Brasilis (2012).

Hard Rock:  Mais pesado do que o rock convencional, combina com a expressão da personalidade do Salton Septimum Corte

Hard rock é um subgênero do rock que tem suas raízes no rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960. Se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos.

Para a elaboração do Salton Septimum são selecionados os melhores grãos das sete castas que compõem o corte: Tannat, Merlot, Cabernet Franc, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Marselan e Arinarnoa; um vinho complexo e rico em aromas, que maturou durante 12 meses em barricas de carvalho francês e tostado médio.

Rock Clássico:  Para essa vertente um vinho Clássico: Almaúnica Reserva Merlot D.O Vale dos vinhedos

Classic rock, em inglês, é uma definição dada a músicas de rock’n’roll consideradas inovadoras, que surgiram principalmente entre o princípio da década de 1960 e final da década de 70. O termo foi criado por estações de rádio para definir a programação que evoluiu a partir do formato album-oriented (a reprodução integral de álbuns de rock) no começo da década de 80.

Com uma bela estrutura, o Almaúnica Reserva Merlot D.O Vale dos Vinhedos foi elaborado com uvas provenientes de um único vinhedo cujos cachos foram selecionados para que se obtivesse uma maior concentração. Extraindo o melhor de seus frutos, juntamente com o processo de elaboração e amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano durante 18 meses.

Punk Rock: Esse estilo é rápido e agitado, carregado de letras rebeldes e sarcásticas, lembrando muito o rótulo do Vinho “Aqui Estamos Todos Locos” Tempranillo | Ancellotta

O estilo punk rock tradicional caracteriza-se pelo uso de poucos acordes, em geral power chords, solos breves e simples (ou ausência de solos), música de curta duração e letras rebeldes, sarcásticas que podem ser politizadas ou não, em muitos casos uma manifestação de antipatia à cultura vigente.

“Aqui Estamos Todos Locos” Tempranillo | Ancellotta é um vinho cultivado e produzido no Vale de Uco (Mendoza) a uma altitude de 1.300 metros acima do mar, que reflete todo o cuidado que é elaborado e com a passagem de seis meses por barricas de carvalho francês. Mostra-se um vinho de corpo consistente, com taninos marcantes e final prolongado.

Rock Progressivo: Composições longas, com harmonia e melodias complexas, para ser apreciado com Vinho Casa Valduga Terroir Chardonnay

O Rock progressivo é um estilo musical que surgiu no final da década de 60, no Reino Unido, e ficou muito conhecido a partir da década de 70. O estilo recebeu influência direta da música clássica e do Jazz Fusion. Deste estilo surgiu o Rock Sinfônico, Space Rock, e Metal Progressivo. O estilo também foi influenciado pelo rock Psicodélico, e pelos Beatles, em sua fase final. A banda mais famosa no rock progressivo é a banda inglesa Pink Floyd.

O Vinho Casa Valduga Terroir Chardonnay destaca-se pela fineza e delicadeza aromática. Pleno, com bom ataque de boca e muito frescor, apresenta equilíbrio e untuosidade, qualidade dos bons Chardonnays. Esse exemplar possui premiações Prata – Concurso Chardonnay du Monde, França (2015) | Ouro Bacchus, Espanha (2014).

Rockabilly: Um dos primeiros sub gêneros do Rock surgido no EUA no comecinho da década de 50, combinando super bem com o americano Vinho Robert Mondavi Woodbridge Pinot Noir

Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido nos Estados Unidos no começo da década de 1950, especialmente no Sul. Como gênero, mistura o som de estilos musicais do Oeste dos Estados Unidos, como a música country, com o rhythm and blues, dando origem ao que se considera como o rock and roll “clássico”.

O vinho Mondavi Woodbridge Pinot Noir é um belo exemplar americano, com caráter frutado, leve, possui breve estágio em barricas de carvalho francês.

Curtiu? Agora acesse nosso site, confira os rótulos por lá e dê o play na nossa playlist no Spotify!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *