Senta que lá vem História: Storia Gran Reserva Merlot, um vinho icônico

por Rangieli Prado e Rodrigo Webber

Nascimento de um ícone

Storia é o vinho ícone da Vinícola Casa Valduga, localizada em Bento Gonçalves, desde 1875. Símbolo de excelência, a vinícola familiar é comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga, que junto de seus filhos continuam a transmitir a paixão pelo vinho.

Foto: Casa Valduga

Um vinho especial como esse é elaborado apenas em safras excepcionais com um clima perfeito, como foi o caso da safra de 2005, então o mundo dos vinhos viu nascer um dos maiores tintos já produzidos em solo brasileiro, o primeiro Storia Gran Reserva Merlot. Seu sucesso foi estrondoso, o que levou a vinícola a criar novas edições com safras que seguiram com um alto padrão de qualidade. O último exemplar foi produzido na safra 2015 em que mais uma vez o Storia seguiu mostrando toda a tipicidade do terroir do Vale dos Vinhedos considerado uma ode ao novo cenário vitivinícola brasileiro.

O vinho Storia Gran Reserva Merlot

O cuidado com a excelência não se dá apenas na produção do vinho em si, mas também nos detalhes que o cercam e que fazem ele se tornar tão especial, como é o caso de sua embalagem singular. Nela é possível notar uma faixa vermelha que representa a linha de produção do vinho, desde a poda das videiras até seu envase mostrando todo o decorrer de sua elaboração. A produção do vinho é limitada e sua venda é realizada através de reserva, oficializada em um certificado com o número da garrafa e do lote, garantindo a exclusividade do produto.

Ele é um vinho estruturado produzido apenas com uvas Merlot, seu período em barrica de carvalho francês varia conforme a safra indo de 12 a 20 meses e no mínimo 18 meses de amadurecimento em cave. Possui uma expectativa média de guarda de até 15 anos desde que bem armazenado. Sua temperatura ideal de serviço é entre 18° e 20°C, também é recomendado a este vinho o uso do decanter, um acessório indispensável para vinhos de guarda.

Degustando o vinho

Em sua degustação nota-se uma cor vermelho rubi intenso com bordas já mostrando tons levemente acobreadas. Límpido e brilhante. Tem formação generosa de lágrimas na taça, indicando potencial alcoólico.

A gama de aromas é ampla partindo de uma base típica com frutas vermelhas e mentol, inclinando-se as notas de baunilha e especiarias trazidas pelos meses de maturação em carvalho francês. O longo envelhecimento em garrafa faz a fusão dos elementos da fruta a maturação, criando um equilíbrio harmônico e encantador.

No paladar enaltece e reafirma as virtudes da uva Merlot. Suculento, com taninos macios, sensação de álcool que aquece e adoça a boca e acidez estruturante precisa. O conjunto forma um corpo muito equilibrado. Final de boca longo marcado pelo sabor de frutos secos e uvas passas. 

Harmoniza com assados, carnes de caça, filés com molhos intensos, queijos maturados, risoto de funghi cremoso, massas com molhos condimentados e chocolates amargos.

Degustação vertical Storia

Para trazer ainda mais exclusividade, a Boccati criou a Vertical Valduga Storia com exemplares das safras renomadas 2011, 2012 e 2015. São poucas unidades, garanta a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *