Por Caiani Lopes
Nem só das serras e montanhas nascem os bons vinhos. Nas planícies e pampas gaúchos também há excelentes rótulos. Graças ao clima bem demarcado, com rigoroso verão e inverno, o terroir da Campanha Gaúcha tem as mesmas características de solo e clima das melhores vinícolas do mundo. Graças a isso, a paisagem, antes dominada pelo pasto e gado, agora está dando lugar a lindos vinhedos.
Se você ainda não conhece os preciosos vinhos desta região este texto irá te ajudar. Mas antes de iniciarmos este tour por alguns dos melhores rótulos de lá, é importante você conhecer o que tornou tão especial este terroir:
- Todos os vinhedos são plantados no sistema espaldeira (a videira assume um formato de pequena cerca e facilita seu manejo, incluindo a mecanização);
- São classificados de varietais no rótulo aqueles vinhos elaborados com no mínimo 85% da variedade indicada no rótulo;
- A safra mencionada também precisa ter 85% do volume do caldo em sua composição do ano indicado na garrafa;
Selecionamos cinco vinhos que não podem faltar na sua adega. Tem para todos os estilos, desde brancos, passando por tintos encorpados, até espumantes com emocionantes histórias por trás. Confira!
1- Vinho Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg
Para iniciar esta viagem pelos pampas escolhemos um branco de uma das vinícolas mais tradicionais da Serra Gaúcha. O Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg é um vinho vegano, jovem, muito agradável, com uma vívida estrutura ácida, pontiagudo e fresco.
É produzido com uma das grandes uvas da Alemanha a Johannisberg, que se expressa bem em vinhos jovens e traz uma personalidade marcada pela elegância e grande complexidade.
2- Vinho Estância Paraizo Don Thomaz y Victoria Cabernet Sauvignon
Quer um vinho com um bom potencial de guarda? Então o Estância Paraizo Don Thomaz y Victoria é o ideal. Ele carrega o nome dos irmãos Thomaz e Victoria, que estão atualmente a frente da Estância Paraizo junto com seu pai Thomaz, o Don.
Elaborado em um vinhedo, plantado no ano de 2000, com 380m de altitude, considerado alto para a Campanha Gaúcha. Vinhedos cultivados em espaldeira desenhados para produção máxima de 7t por hectare. É produzido em Bagé e nada melhor para harmonizar com ele do que um tradicional carreteiro de charque.
3- Vinho Dunamis Gran Reserva Cabernet Franc
Elaborado com uvas da histórica safra de 2018, onde o clima permaneceu seco e com temperaturas amenas. Esse clima propiciou um amadurecimento pleno de seus polifenóis com alta concentração de açúcar. O Dunamis Gran Reserva Cabernet Franc é uma prova da excelência dos vinhos brasileiros e das melhores características do terroir da Campanha Gaúcha.
Ele passou 20 meses em barricas francesas e americanas, de 1º e 2º uso, de tosta média. Redondo, bastante elegante, com toques de chocolate branco, frutas vermelhas, muito persistente em boca.
4- Espumante Batalha Nature
Este espumante foi elaborado com 100% de uvas Chardonnay, através do método tradicional (Champenoise) com a segunda fermentação na própria garrafa por um período mínimo de 18 meses em contato com a levedura. O Batalha Nature apresenta características únicas, como perlage fina e consistente, aromas leves e intensos e, em boca, agradável frescor com um toque de amêndoas que evidencia sua longa maturação.
Com todo este cuidado na sua elaboração o Batalha Nature conquistou diversas premiações por onde passou. Entre elas:
- Medalha Gold Wines of Brazil 2020. 19° no Top 20 Nature.
- Medalha de ouro ViniBraExpo 2019.
- Medalha de Ouro na grande prova de vinhos do Brasil 2016
- Medalha de Ouro pelo júri dos enófilos no concurso Brinda Brasil em Brasília em Junho de 2016.
- Avaliado como um dos melhores espumantes nacionais de 2016 (relação qualidade/preço) por Jorge Lucki, um dos maiores conhecedores de vinhos do País e colunista do jornal Valor Econômico.
5- Espumante Guatambu Isadora Nature Rosé
Um espumante que tem uma história emocionante. Inspirado no legado de Isadora Hermann Pötter, a Vinícola Guatambu lançou seu espumante ultra-premium, chamado Isadora Rosé Nature. O espumante foi elaborado com as melhores parcelas das uvas Chardonnay e Pinot Noir da safra 2018 e já nasce premiado: foi classificado com 91 pontos pelo Guia Adega 2019/2020, o qual foi lançado na última quinzena, em São Paulo.
Elaborado pelo método champenoise, onde a segunda fermentação acontece na própria garrafa, apresenta extremo equilíbrio e delicadeza, sendo que não recebeu o licor de expedição, por isso é considerado Nature, justamente ao estilo que Isadora apreciava.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os rótulos dos pampas, é só se encantar com a rusticidade, a beleza da paisagem traduzidos em vinhos únicos. Ficou interessado? Então conheça todos os rótulos da Campanha Gaúcha que estão com valores especiais no site da Boccati!