por Carolina Rizzon (nutricionista)
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Ediçao 04 – Verão)
Estamos no verão, estação de temperaturas mais altas, boa disposição e maior variedade de frutas. Como tratado nas edições anteriores, a sazonalidade dos alimentos vai ao encontro das necessidades fisiológicas dos indivíduos de cada região; sábia natureza. Esta onda de calor exige muitas vitaminas, minerais, e hidratação para que organismo funcione da melhor forma.
O que podemos fazer para manter a saúde e aproveitar esta estação tão sociável? Primeiro, o conhecimento dos alimentos e, após, a criatividade na composição das refeições. Abaixo, indico alguns dos alimentos que estão disponíveis no verão e algumas das funções que eles possibilitam no nosso organismo:
Abacaxi – alto teor de vitamina C; rico em sais minerais, açúcares naturais e vitaminas. Esta fruta possui bromelina, enzima que ajuda na digestão.
Araçá – trazida da África, a fruta adaptou-se muito bem em nossa região. Riquíssima em vitaminas e minerais, auxilia no combate em inflamações do organismo e evita retenção hídrica. Nossa cidade, Caxias do Sul, é pródiga na oferta dessa fruta maravilhosa.
Banana prata – vinda da Ásia, é rica em minerais e atua na contração muscular e equilíbrio dos líquidos no nosso corpo. Ajuda a reduzir os riscos relacionados à pressão sanguínea elevada, mostrando-se essencial na prevenção do acidente vascular cerebral (AVC).
Morango – rico em vitamina C, auxilia no combate à osteoporose, e é um excelente anti-inflamatório. Contém vitamina B5, que auxilia na renovação e na manutenção da pele, além de ser um bom protagonista no funcionamento do sistema nervoso e no combate ao reumatismo.
Uva – rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, e em minerais. Possui propriedades antioxidantes, estimulando as funções cardíacas e na melhora do seu funcionamento.
Dê preferência aos alimentos orgânicos, cuja composição nutricional é completa.
Os legumes também chegam com fartura e cheios de nutrientes. É possível serem, entre outros, consumidos nesta estação: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, milho-verde, pepino, tomate, pimentão, cenoura, pimentão e vagem.
Os cogumelos também já estão aptos para colheita. Eles são ricos em proteínas, minerais e tem um baixo valor calórico. Quanto a contagem dos valores calóricos? Démodé! Faça acompanhamento nutricional com profissionais especializados. No verão, é comum a popularização das “milagrosas” dietas da moda, mas, com sinceridade, não existe milagre a curto prazo. Pode ser que até sejam atendidas, no início, algumas expectativas. Contudo, com o passar do tempo, o resultado vai se mostrar extremamente negativo.