A Zinfandel é uma uva muito cultivada nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia. Mas, tem plantações em outros países como África do Sul, México e Austrália. Uva de bagas graúdas, de coloração azul-escura que são doces e cheios de sumo. De modo geral, apresenta vinhos com alto teor alcoólico, taninos acentuadas e encorpados; tem como aromas comuns frutas maduras (cereja, framboesa, amora e ameixa), especiarias doces (cravo e canela) e dependendo de seu estágio em barricas, baunilha, tabaco e chocolate. Quanto à harmonização, pode acompanhar vários pratos; principalmente, queijos amarelos, churrascos, pizzas e refeições à base de carne.
Primitivo é a principal casta de Puglia, Sul da Itália. Produz vinhos tintos escuros, encorpados e muito rústicos. Normalmente são ricos em aromas e sabores, fáceis de serem harmonizados, já que emprestam sabor marcante ao paladar. A uva é perfeita para acompanhar pizzas, queijos amarelados e pratos que contenham carne vermelha em sua composição, ou até, o tradicional churrasco. De cor vermelho-púrpura e reflexos laranjas, tem aroma sutil e complexo, originando vinhos encorpados com teor alcoólico elevado. A Primitivo possui notas de ameixa e especiarias, com características de chocolate e tabaco.
Diversos estudos comprovam a semelhança entre essas castas. Análises do DNA informam que as duas variedades praticamente são a mesma. Pesquisas indicam que ambas são originárias da Croácia. Por isso, muitas vezes são chamadas de irmãs.