Do Cabernet ao Merlot, a taça perfeita para estes vinhos!

por Eduarda D’Agostini

Foto: Amanda Costa

Oi gente! Voltei para falar mais um pouco sobre a linha Wine da Riedel e suas taças desenvolvidas para vinhos mundiais, tanto do Velho quanto do Novo Mundo. Hoje escolhi a taça Wine Cabernet | Merlot e vou contar para vocês o efeito que ela proporciona na degustação de vinhos.

Como o nome já diz, essa taça é ideal para as variedades Cabernet tanto o Cabernet Sauvignon como o Cabernet Franc, além dos vinhos Merlot. Todos esses vinhos terão uma ótima performance quando degustados nessa bela taça da linha Wine, assim varietais de Petit Verdot e os cortes com a predominância de qualquer uma dessas uvas, em especial os vinhos Cabernet / Merlot e o famoso corte bordalês, que, além dessas uvas, ainda pode levar outras variedades para “finalizar” com o toque especial do enólogo.

Todas essas castas têm algo em comum, elas possuem as características necessárias para produzir vinhos potentes e encorpados, com destaque para a alta presença de taninos. E, por isso, a taça Wine Cabernet | Merlot é a ideal para todos esses vinhos. Ela foi desenvolvida especialmente para vinhos tintos complexos e encorpados, ricos em taninos.

Seu bojo permite um bom desenvolvimento dos aromas do vinho e seu formato faz com que, ao beber, o vinho entre lentamente em nossa boca, assim iremos perceber o tanino logo, e somente, na ponta da língua, de forma macia e não agredindo ao nosso paladar. E, então, o líquido irá percorrer toda nossa boca, proporcionando a sensação de “mastigar” o vinho, fazendo com que possamos interpretar todas as suas características, enfatizando a fruta e minimizando as amargas qualidades do tanino.

Essa taça é indicada tanto para os intensos vinhos do Novo Mundo, quanto para os estabilizados vinhos do Velho Mundo. Em ambos casos, o vinho irá alcançar seu equilíbrio e a degustação será perfeita. Não deixe de viver essa experiência!

Taça Riedel Wine Cabernet | Merlot

Curiosidades

  • A maioria dos sommeliers, na ausência da taça ideal, costuma servir vinhos Chardonnay em taças Pinot Noir, pois fazem a relação de um Burgundy¹ branco com um tinto e pensam que para a taça funciona, porém se equivocam. Se não temos a taça para o Chardonnay, então a melhor opção é a Cabernet Sauvignon.
  • Não é à toa que as taças Cabernet / Merlot são as mais vendidas em qualquer uma das linhas de taças Riedel.

Fique atento aos próximos posts e encontre a taça ideal para seu vinho favorito! Conheça a linha completa da Riedel!

¹Burgundy (inglês): Bourgogne (francês) ou Borgonha (português), é uma região de vinhos francesa que está entre as mais prestigiadas do mundo. Ali se produzem os famosos Pinot Noir da Borgonha, porém outra uva que tem grande produção no local é a Chardonnay, por isso são conhecidos como os vinhos Burgundy branco e Burgundy tinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *