Conheça os diferenciais da Taça Wine Oaked Chardonnay

por Eduarda D’Agostini

Foto: Everson Almeida

Oi gente! Há um tempo atrás falei sobre a taça Heart to Heart Oaked Chardonnay, e hoje irei falar sobre a taça Wine Oaked Chardonnay. Vamos entender a diferença entre elas?

Como falei no post #myriedel: Taça Heart to Heart Oaked Chardonnay, o grão da uva Chardonnay é pequeno e de coloração âmbar. Ao amadurecer, torna-se extremamente suculento, por isso é a variedade branca que melhor se beneficia da fermentação em barrica e do envelhecimento em carvalho. Para aproveitar esse benefício, a maioria dos vinhos brancos com passagem por carvalho é do varietal Chardonnay e a Riedel desenvolveu uma taça específica para sua degustação: a Oaked Chardonnay, que significa Chardonnay com passagem por barrica de carvalho.

De terroir francês, a Chardonnay se adaptou muito bem ao redor do mundo e foi uma das viníferas brancas que melhor e mais rápido se adequou ao solo brasileiro. As taças da linha Heart to Heart são indicadas para vinhos do Novo Mundo, ou seja, ideais para os Oaked Chardonnay brasileiros, por exemplo. Já a linha Wine, é composta por taças mais versáteis, tanto para vinhos do Novo quando do Velho Mundo, englobando assim tanto os brasileiros, chilenos, americanos, etc., como também os franceses e outros europeus.

Conhecida como a “soberana das uvas brancas”, a Chardonnay é responsável pela produção de vinhos ricos e bem-estruturados, cuja complexidade pode ser comparada aos tintos provenientes da uva Cabernet Sauvignon. O vinho da Chardonnay é delicado e sutil, porém intenso. Seus aromas e sabores se revelam em “camadas”, os mais característicos são o amanteigado e o frutado e ainda, como resultado do amadurecimento em carvalho, destaca o aroma característico da baunilha. Seu paladar é macio e sem acidez agressiva.

Os Chardonnay mais famosos do mundo são os Chablis, produzidos na região de Chablis, França. São sem dúvida um dos melhores vinhos brancos do mundo. Para a produção desses vinhos a maioria dos enólogos faz uso do envelhecimento em madeira, cuidando apenas para que não haja excesso e também para que o teor de tosta dos barris utilizados seja muito baixo, limitando o sabor tostado que será traduzido ao vino e evitando que os franceses se assemelhem aos aos Chardonnay do Novo Mundo –  normalmente mais amadeirados.

Taça Riedel Wine Oaked Chardonnay

Essa taça é perfeita para revelar a intensidade de vinhos brancos encorpados, incluindo seus aromas multicamadas. Com um volume de 600ml, a ampla tigela de boca aberta permite que o rico bouquet¹ desenvolva sua maravilhosa variedade de aromas, enfatizando a delicadeza e minimizando o comum risco de vinhos brancos mais ricos se concentrarem demais. Ela irá entregar ao degustador uma grande diversidade de aromas, porém pouco a pouco. Ao beber, a taça irá permitir que o vinho percorra toda a boca, resultando na sensação de “mastigar” o líquido, além de proporcionar um final longo. Assim, será possível aproveitar ao máximo as características de um bom vinho encorpado Oaked Chardonnay.

Essa é uma das taças menos versáteis da Riedel, pois os vinhos Chardonnay com passagem por carvalho apresentam características muito específicas. Ao servir vinhos Chardonnay sem madeira ou outras variedades brancas nessa taça, a acidez estará em evidência, desequilibrando a degustação. Ela também não é indicada para vinhos tintos. A taça Heart to Heart Oaked Chardonnay é indicada exclusivamente para vinhos da uva Chardonnay com passagem por barricas de carvalho.

Curiosidades

  • Um Chardonnay sem madeira deve ser servido na taça Riesling e não na Oaked Chardonnay.
  • Vinhos da variedade branca Pinot (Blanc, Grigio, Gris) não deverão ser degustados na taça Pinot Noir, a mais indicada é a taça Oaked Chardonnay (se o vinho tiver passagem por carvalho) e, como segunda opção, a taça Cabernet / Merlot.
  • A maioria dos sommeliers, na ausência da taça ideal, costuma servir vinhos Chardonnay em taças Pinot Noir, pois fazem a relação de um Burgundy² branco com um tinto e pensam que para a taça funciona, porém se equivocam. Se não temos a taça para o Chardonnay, então a melhor opção é a Cabernet Sauvignon, especialmente se for um Oaked Chardonnay.

No próximo post irei falar sobre a taça Riedel Wine Champagne, espero vocês!

Conheça a linha completa da Riedel!

¹Bouquet (francês): conhecido também como aroma complexo. É o conjunto de aromas terciários do vinho, resultantes do seu envelhecimento seja em barrica de carvalho ou na própria garrafa.

²Burgundy (inglês): Bourgogne (francês) ou Borgonha (português), é uma região de vinhos francesa que está entre as mais prestigiadas do mundo. Ali se produzem os famosos Pinot Noir da Borgonha, porém outra uva que tem grande produção no local é a Chardonnay, por isso são conhecidos como os vinhos Burgundy branco e Burgundy tinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *