por Camile Calza
Mais uma emblemática uva é lembrada no mês de Maio, a Chardonnay! Para entrar no clima, busquei informações no livro Degustação: manual básico para degustar vinhos e espumantes da Coleção Enogastronômica Boccati e resolvi criar este conteúdo💛
Embora ajam outras versões sobre a origem da Chardonnay, sua história está diretamente associada à França, nas regiões de Bourgogne e Champagne, tornando-se uma das principais castas do país. Por sua versatilidade, com o tempo, adaptou-se muito bem ao redor do mundo, sendo cultivada nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, África do Sul e, claro, no Brasil – a Chardonnay é uma das viníferas brancas que mais se adaptou ao nosso terroir.
Seus frutos são delicados, é uma uva pequena e redonda que se torna transparente e suculenta ao amadurecer. Dessa cepa resulta um vinho pleno, amanteigado, frutado e seco que ao mesmo tempo é delicado e sutil. Quando a vinificação incluir a passagem por barricas, o vinho terá um aroma de baunilha, será macio e sem acidez agressiva. Quanto à coloração característica do vinho, podemos defini-lo como amarelo-palha-esverdeado, tornando-se amarelo-ouro na medida em que envelhece. Ah, além de tudo, a Chardonnay é largamente usada para a elaboração de espumantes!
Considerada a soberana das uvas brancas, é responsável por vinhos bem-estruturados, cuja complexidade é semelhante à tinta Cabernet Sauvignon. É uma uva rica e seus vinhos e espumantes merecem ser degustados nas taças ideais, concordam? Pensando nisso, a Eduarda nos indica quais são os melhores modelos no post A Taça Ideal: dicas para degustar vinhos Chardonnay.
Quando falamos de harmonização, os vinhos Chardonnay permitem harmonizações perfeitas com diferentes pratos – tudo depende das características do vinho em questão, é claro. Algumas combinações:
- Queijos: queijos como o coalho, ricota e brie combinam muito bem com um Chardonnay leve e fresco, com notas de frutas tropicais. Já com queijos semiduros como o gouda, por exemplo, opte por um Chardonnay encorpado, com notas de baunilha.
- Frutos do Mar: pratos com bacalhau harmonizam perfeitamente com um Chardonnay mais estruturado, com amadurecimento em carvalho. O salmão, por sua untuosidade, também pede um vinho mais encorpado, com maior acidez. Se o peixe for mais delicado, a dica é combinar com um Chardonnay refrescante, mas com boa estrutura.
- Saladas: neste caso, a escolha do Chardonnay dependerá muito do tempero utilizado – para uma boa harmonização, evite temperar com vinagre ou outros molhos fortes. Quando a salada conter folhas, queijos, nuts e molhos à base de cremes, um Chardonnay envelhecido em barricas de carvalho será uma boa opção.
- Aves: embora o frango seja leve, costuma ser temperado com temperos marcantes. Assim, um Chardonnay amadeirado e com acidez elevada trará uma explosão dos melhores sabores nesta harmonização.
- Massas: paramassas ao molho de queijos, opte por um Chardonnay frutado, de leve acidez. À Carbonara também é uma ótima opção de harmonização, porém a dica é escolher um Chardonnay com maior acidez para equilibrar a gordura presente no prato.
Pedi para o colega e sommelier da Boccati Rodrigo Webber indicar alguns rótulos de Chardonnay para você provar:
Casa Venturini Reserva Chardonnay 750ml 🇧🇷
Vinho com boa intensidade, ataque doce com acidez equilibrada e persistência longa.
Harmonização: Carnes Brancas. Saladas. Canapés.
Pizzato Fausto Chardonnay 750ml 🇧🇷
Um Chardonnay fresco, equilibrado, de corpo médio e de persistência média para longa.
Harmonização: Frutos do Mar. Massas e Risotos. Vegetariano.
Casa Valduga Gran Reserva Leopoldina Chardonnay DO 750ml 🇧🇷
Um vinho potente, revelando todo o seu vigor e caráter devido ao alto conteúdo natural do álcool em harmonia com a fina acidez.
Harmonização: Massas e Risotos. Charcutaria e Queijos. Fondues.
Jorge Rubio Privado Reserva Chardonnay 750ml 🇦🇷
Um Chardonnay de bom corpo, frutado e com um toque de especiarias. Sabores de frutas cítricas e tropicais, notas de baunilha, mel, amêndoas e tostadas.
Harmonização: Peixes e Frutos do Mar. Carnes Brancas.
Domaine William Fevre A.O.C. Chablis Chardonnay 750ml 🇫🇷
No paladar notas de limão-siciliano, com um final cítrico e bem persistente
Harmonização: Peixe e Frutos do Mar.
Aproveite para conferir todas as opções de vinhos Chardonnay que temos em nossa loja virtual!