por Eduarda D’Agostini
Olá queridos enófilos! Hoje vou apresentar para vocês a super Taça Sommeliers Bordeaux Grand Cru da Riedel. Mas, antes de falar sobre essa maravilhosa taça, vamos entender o que significa Grand Cru?
Cru é um termo francês, criado pelos monges ainda no período medieval. Naquela época, eles observaram que as uvas cultivadas em partes específicas de cada vinhedo produziam um vinho com características únicas todos os anos e, ao perceber essa constância no produto, eles começaram a demarcar vinhedos que produziam vinhos com características evidentes e denomina-los “crus”. Os “crus” também foram separados por níveis qualidade: Grand Cru e os superiores Premier Cru.
As regiões que consagraram esse termo são Borgonha (Burgundy) e Bordeaux, mas além delas, existem vinhedos denominados crus em diversas áreas vitivinícolas francesas e além da França, como na Alemanha, Áustria, Espanha, Hungria, Itália, Portugal Suíça, por exemplo.
A linha Sommeliers foi a primeira linha de taças para cada tipo de uva do mundo. São maravilhosas taças sopradas produzidas artesanalmente pela Riedel. Unindo o termo Grand Cru a nomenclatura das taças, a Riedel indica que são taças pra vinhos complexos e de alta qualidade, especialmente porque seu tamanho grande irá ajudar a abrir as características dos vinhos nela servidos, função similar a um decanter.
Essa taça é perfeita para vinhos tintos complexos, potentes, encorpados e ricos em taninos, especialmente vinhos que precisam ser decantados. A Sommeliers Bordeaux Grand Cru é ideal para as variedades Cabernettanto Cabernet Sauvignon como Cabernet Franc, além de vinhos produzidos com a casta Merlot e cortes com a predominância de qualquer uma dessas uvas, em especial os vinhos Cabernet / Merlot e o famoso corte bordalês (tradicional de Bordeaux). E ainda é indicada para vinhos St. Emilion, Médoc e Pomerol.
Ao degustar um vinho nessa taça, você poderá perceber que realmente a escolha da taça faz a diferença na degustação. Seu tamanho generoso (860ml) permite que o aroma se desenvolva totalmente em seu interior, desde que seja servida uma quantidade ideal para degustação (de 150ml a 200ml), permitindo assim que o vinho “respire” dentro da taça ao entrar em contato com o ar.
O formato da borda faz com que, ao beber, o vinho entre lentamente em nossa boca, assim perceberemos o tanino somente na ponta da língua, não agredindo ao nosso paladar. Então, o líquido irá percorrer toda nossa boca, proporcionando a sensação de “mastigar”, fazendo com que possamos interpretar todas as suas características, enfatizando a fruta e minimizando as amargas qualidades do tanino. Dessa forma, o vinho irá alcançar seu equilíbrio e a degustação será perfeita.
Um vinho TOP merece ser servido em uma taça a sua altura, não deixe de viver essa experiência!
Taça Riedel Riedel Sommeliers Bordeaux Grand Cru
Conheça a linha completa da Riedel!