Por Caiani Lopes
Se você já andou por algum parreiral deve ter notado uma presença ilustre ao longo das parreiras, né? As roseiras fazem parte dos cenários cinematográficos dos terroirs, seja aqui na Serra Gaúcha ou em qualquer outro lugar do mundo. Elas são lindas e enchem os olhos, mas as rosas têm uma função importante, que vai além da beleza. Continue lendo e descubra sua função!
Harmonizando as rosas com as uvas
Em algumas regiões do mundo, os produtores usam as rosas como forma de organizar os vinhedos e gerar uma identificação mais prática na produção. Com as flores eles distinguem a denominação do vinho para quais as uvas serão destinadas. Por exemplo, se as uvas são para vinhos brancos, planta-se rosas brancas ao seu entorno, se for para vinho tinto então são plantadas rosas vermelhas.
Estratégia para proteger os parreirais
Muito além da sua beleza e perfume, as rosas há muito tempo desempenham uma função importante na saúde e vida dos parreirais. As vinhas são extremamente sensíveis ao ataque de um fungo, que ocasiona uma doença denominada “oídio”, muito prejudicial às uvas e difícil de erradicar se não for tratada precocemente.
Este fungo também gosta de atacar flores delicadas e por serem tão sensíveis, quando ele está presente nas roseiras, os sintomas são perceptíveis mais cedo do que nas videiras. Sendo assim, o principal motivo da roseira estar ao lado das vinhas é por que ela serve como um alarme para detectar a doença precocemente e tratá-la antes que seja tarde.
Principais sintomas de videira com problemas
Geralmente o fungo se desenvolve do lado debaixo da folha, pois o fungo é sensível à radiação solar. Confira algumas características de uma planta com este fungo:
- Folhas subdesenvolvidas;
- Retorcidas;
- Murchas;
- Manchas amarronzadas;
- Queda prematura.
Quando a infecção ocorre em uvas com estágio de desenvolvimento mais avançado, tem-se um crescimento desigual entre a casca e a polpa, acarretando o rompimento da fruta, que servirá de porta de entrada para outros microrganismos.
Atualmente, com os métodos de previsão mais modernos, as roseiras ainda garantem seu espaço ao lado das vinhas com função decorativa e apego a tradição que nasceu em 1851, na Europa. No entanto, elas ainda podem ser utilizadas pelo viticultor, como forma de complementar os cuidados com seu parreiral.
Você já sabia desta informação? Compartilhe com a gente curiosidades do Mundo dos Vinhos, sua dica pode aparecer aqui no Terroir Boccati!
Bom dia gostaria de saber quais roseiras plantar no parreiral de uvas Bordo na região de Canela, também temmuitas formigas cortadeiras o que colocar para controlar estás formigas. 🙏 Linga São Paulo de Canela Rs
Olá Ricardo!
A melhor maneira de solucionar o seu problema é consultando uma agropecuária da sua região, assim especialistas irão te informar as melhores opções para as suas parreiras!