Acessórios essenciais para ter em casa (Post 2)

por Eduarda D’Agostini

Foto: Divulgação Riedel

Olá pessoal! Há um tempo atrás escrevi o post Acessórios essenciais para ter em casa (Post 1), e hoje volto para dar algumas dicas para complementar seu enxoval de acessórios!

Servindo o vinho

Além das taças, existem outros acessórios essenciais na hora de servir o vinho. Muitos vinhos necessitam “respirar” um pouco antes de serem degustados, para que seus aromas e sabores possam ser percebidos com maior facilidade. Para isso existem algumas opções de acessórios.

O Aerador tem a função de aerar o vinho de forma rápida e prática, ao mesmo tempo em que o vinho é servido. Indicado para quando você não tem tempo para utilizar um decanter e para vinhos que necessitam uma aeração menor. Existem vários modelos e tamanhos disponíveis. Não deixe de conferir o vídeo com nosso sommelier Rodrigo Webber, ensinando a utilização desse acessório.

Foto: Divulgação Riedel

Já o Decanter, também tem a função de aerar o vinho, porém com a utilização de um decanter é possível avaliar a evolução do vinho, pois durante a degustação o vinho que está no decanter ainda está sendo aerado e a próxima taça será ainda mais surpreendente. Indicado para vinhos que necessitam maior tempo de aeração e vinhos antigos que apresentam sedimentos no fundo da garrafa (pois o decanter também irá auxiliar na separação dos sedimentos). Não deixe de conferir o vídeo com nosso sommelier Rodrigo Webber, ensinando a utilização desse acessório.

Um decanter também pode ser utilizado simplesmente para embelezar o serviço do vinho, nesse caso não precisa deixar o vinho algumas horas no decanter, basta transferir o produto da garrafa para o decanter no momento de servir. Para todas essas funções existem os modelos tradicionais e os glamurosos!

Foto: Divulgação Riedel

Guardando o vinho

Além dos acessórios para servir o vinho, existem aqueles que ajudam a preservar as características da bebida quando não bebemos a garrafa inteira e queremos guardar para o dia seguinte ou até mesmo por mais dias. Para isso podemos utilizar o famoso Salva-Vinho, que pode ser encontrado em diversas opções. Não deixe de conferir o vídeo com nosso sommelier Rodrigo Webber, ensinando a utilização desse acessório.

Guardar o vinho é uma tarefa “delicada”, especialmente porque queremos manter todas as suas características sem perder nada. Por isso, o salva-vinho que indico como mais eficiente é o AntiOx da marca espanhola Pulltex. Ele possui um funcionamento diferente dos tradicionais, muito mais fácil e efetivo. Aprenda a utilizar esse acessório com o nosso sommelier Marcelo Weigl no vídeo e nunca mais perca os aromas e sabores de um vinho após aberto.

Foto: Divulgação Pulltex

E os espumantes? Bom, para os espumantes existem outros acessórios que podem ser utilizados tanto para servir quanto para guardar o produto depois de aberto, caso não seja consumida a garrafa inteira. Confira o post Acessórios essenciais para ter em casa (Post 3) e descubra a infinidade de acessórios para espumantes!

Esse e outros acessórios você encontra nas lojas física e virtual da Boccati!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *