Como ler o rótulo dos vinhos na França

por Roberta Malta Saldanha

Olá! Você sabia que o rótulo de um vinho traz informações básicas e importantes sobre o produto? Como sua procedência, o tipo de uva usado na sua produção, sua graduação alcoólica, entre outros… Porém, em cada país essa informação pode vir de formas diferentes.

Por isso, aqui no blog vamos contar um pouquinho sobre as peculiaridades dos rótulos dos vinhos ao redor do mundo. Hoje nossa viagem será à França!

Como ler o rótulo dos vinhos franceses

Vin de Table – VdT (vinho de mesa): vinhos comuns e baratos, provenientes de diversas regiões.

Vin de Pays – VdP (vinho regional): vinhos de mesa com indicação geográfica de procedência das uvas que o compõem, superiores aos Vins de Table. A classificação Vin de Pays é colocada antes do nome do vinho.

Vin Délimité de Qualité SupérieureVDQS (Vinhos de Qualidade Superior Delimitada): vinhos que não atingiram o status dos AOCs.

Appellation d’Origine Contrôlée –AOC ou AC (Apelação de Origem Controlada): vinhos que atendem às exigências em termos de método de cultura e vinificação, escolha das cepas, teor alcoólico, entre outras, estabelecidas pelo Institut National des Appellations d’Origine (INAO), com sede em Paris. Essa categoria engloba os grandes vinhos franceses que são os Premiers Grands Crus, Premiers Crus, Seconds Crus, Troisièmes Crus, Quatrièmes Crus, Cinquièmes Crus e os Grands Crus.

Conheça a seleção especial de Vinhos Franceses feita por nossos sommeliers! 🍷

Quer conhecer um pouco da França além dos seus vinhos? Confira o post especial Bordeaux, uma cidade, uma vinha!

Fonte: Vinho: História, Particularidades e seus Destilados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *