Bordeaux, uma cidade, uma vinha!

por Eduarda D’Agostini

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 01 – Outono)

Bordeaux é reconhecida mundialmente pelos seus vinhos. Sua longa história é rica em aventuras e personagens e é graças à ação de gerações de homens e mulheres, grandes figuras históricas, vinicultores, comerciantes atrevidos, cientistas e amantes do vinho, que o nome de Bordeaux irradia em todo o mundo. Mesmo antes de ser uma vinha, Bordeaux tornou-se conhecido como um lugar de comércio do vinho. Ao longo dos séculos, capitalizou este know-how comercial, criando uma vinha e impondo seu nome como sinônimo de prestígio e qualidade. O vinho e o seu comércio deixaram sua marca em toda a sociedade, influenciando na criação de novas profissões, no planejamento urbano e na arquitetura da cidade: a estrutura dos distritos, a fachada dos cais, as adegas, as residências de comerciantes. Descubra a marca do vinho na cidade e nas paisagens de Bordeaux!

Aqui na Boccati, buscamos estar sempre ligados nas celebridades do mundo do vinho que vêm ao Brasil e fazer o possível para, em parceria com as importadoras, trazê-las para que ministrem uma degustação dirigida em nossa adega. Quando Jean Jacques Dubourdieu esteve no Brasil não foi diferente. Trouxemos ele e realizamos juntos uma degustação de alguns vinhos bordaleses em junho de 2017. Mas, a coinscidência é que, alguns dias antes dessa visita de Jean Jacques, eu e nosso diretor (e também pai), Julio Cesar D’Agostini, havíamos retornado de uma viagem à negócios, justamente à Bordeaux.

Quando se viaja a trabalho, tudo é levemente corrido, por isso nas horas vagas temos que optar por alguns passeios sim, outros não. Nosso objetivo em Bordeaux era visitar a feira Vinexpo – The World of Wine and Spirits (O mundo dos vinhos e dos destilados), objetivo concluído. E em nosso tempo “livre” optamos por conhecer o maior parque temático de vinhos do mundo – La Cité du Vin, que havia sido inaugurado há exato 1 ano na cidade de Bordeaux.

Desta vez, não tivemos a oportunidade de visitar os vinhedos de Bordeaux, mas em conversa com Jean Jacques, nessa noite na Boccati, ele falou bastante sobre o Terroir e os vinhos de Bordeaux. Para a próxima viagem com certeza irei programar uma visita completa – incluindo os vinhedos!

Os vinhos e os vinhedos

“Terra dos Grandes Châteaux, Bordeaux é uma das regiões mais clássicas no mundo do vinho. Os vinhos desta região são compostos pelo tradicional “corte bordalês”, conhecido por muitos apenas com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Porém, o que nem todos sabem é que podem conter também outras uvas como Petit Verdot e Malbec, esta última raramente é utilizada. Antes de ser extinta pela filoxera, a Carmenére também fazia parte desse corte.” – fui socorrida pelo nosso sommelier Rodrigo Webber Drum para falar um pouquinho sobre a vitivinicultura de Bordeaux.


As mudanças constantes no mercado do vinho e dos destilados mostram o quão vital é a proximidade entre produtor e consumidor. Com o objetivo de promover essa aproximação e entender as necessidades do mercado, a Vinexpo é uma feira itinerante, que ocorre várias vezes ao ano em cidades, países e até continentes diferentes. Em Bordeaux, a Vinexpo ocorre a cada 2 anos. A última edição, a qual visitamos, foi em junho de 2017 e a próxima será de 13 a 16 de maio de 2019. A feira é focada em negócios e recebe somente convidados, compradores, e profissionais da área do vinho (enólogos, sommeliers). Os enófilos também conseguem se inscrever pelo site, talvez os produtores não os atendam da mesma forma como atenderiam potenciais compradores, mas visitar a feira é super válido, principalmente se essa visita incluir a participação nos worshops e eventos paralelos.

Com o projeto iniciado em 2008, La Cité du Vin, o maior parque temático de vinhos do mundo, foi inaugurada em junho de 2016. Projetada em um prédio com design inspirado em um decanter, o espaço tem mais de 13 mil m², divididos em 10 andares, e uma torre de 55 metros de altura. Toda essa estrutura com impacto ambiental controlado.

É uma instalação única, dedicada ao universo e à herança viva do vinho e tem como objetivo proporcionar experiências culturais e sensoriais aos visitantes, que, nos seus primeiros 12 meses de atuação, foram mais de 400 mil de todo o mundo.

Tirando inspiração de parques temáticos e museus, ao mesmo tempo em que não adota as formas tradicionais de nenhum deles, La Cité du Vin oferece o Tour Permanente, as Exposições Temporárias e um programa cultural rico e variado, durante todo o ano – shows, workshops, reuniões e debates se sucedem em um ritmo sustentado. E ainda:

• Áreas de degustação;

• Sala de leitura com mais de 1500 livros disponíveis em várias línguas;

• Boutique de 250m² com uma seleção de souvenirs;

• Áreas de alimentação;

• Área de informação das Rotas do Vinho.

O Tour Permanente

Trata-se de uma jornada ao longo dos tempos, em inúmeras culturas e civilizações, possibilitanto que os amantes do vinho conheçam mais sobre os principais produtores mundiais. A visita inclui um aparelho portátil que permite interação em 8 idiomas diferentes.

São 3.000m² com 19 módulos temáticos e mais de 10 horas de conteúdo através de mais de 120 produções audiovisuais. Foram cerca de 100 experts e especialistas entrevistados para criar todo esse conteúdo.

Dizem que a visita completa dura aproximadamente duas horas, fiz em três e ainda senti que faltou muito, por isso, aconselho a reservar uma tarde para o passeio!

1. Le tour du monde des vignobles

O tour mundial dos vinhedos

Logo ao entrar no Tour Permanente, nos deparamos com um passeio que nos mostra a incrível diversidade e a beleza de paisagens de mais de 20 regiões vinícolas ao redor do mundo, em 17 países, todas vistas de cima projetadas em três telas gigantes. Há quem diga que não, mas ficamos esperando só pra ver se o Brasil irá aperecer nas telas… e lá está ele! Entre os países do Novo Mundo, podemos ver imagens de vinícolas daqui.

2. Planètes vin

Planetas de vinho

3. La table des terroirs

A mesa de terroirs

Nesta seção cada mesa interativa mostra um terroir diferente, ao mesmo tempo que você visualiza e interage com a paisagem da mesa, você pode ouvir relatos e experiências de 50 vinicultores de 10 regiões vinícolas de todo o mundo. É sensacional estar cara a cara com personalidades admiráveis do mundo do vinho – eles contam com paixão o que torna seus vinhos únicos.

4. E-Vigne

E-videira

Estrutura em madeira que se extende em formato de videira pela parede e em cada galho traz um tablet que representa uma variedade de uva diferente e permite aos visitantes descobrir mais sobre cada um destes varietais.

5. Les métamorphoses du vin

As metamorfoses do vinho

6. Portraits de vin

Retratos de vinho

São 6 garrafas gigantes, cada uma dedicada a um tipo diferente de vinho: brancos, tintos, rosés, espumantes, fortificados e licorosos e através das telas interativas no interno das garrafas, é possível descobrir mais sobre cada um deles.

7. Les vins au fil de l’eau

Os vinhos sobre a água

8. A bord!

A bordo!

9. La galerie des civilisations

A galeria de civilizações

10. Le mur des tendances

A parede das tendências

11. Le buffet des 5 sens

O buffet de 5 sentidos

Viva uma aventura individual através de recipientes de vidro com conteúdos diferentes que apresentam aos visitantes a arte de provar e despertar os sentidos com uma profusão de cores, imagens, sabores e aromas. Exercite seus sentidos, aproveite cores, brinque com imagens e aromas. É simplesmente incrível! Amei!

12. Le banquet des hommes ilustres

O banquete de homens ilustres

13. Boire et déboires

Bebidas e contratempos

14. Tout un art de vivre

Uma arte de viver

15. Tête à tête avec les experts

Encontro com os especialistas

16. Bacchus et Vénus

Bacchus e Venus

17. Le vin divin

O vino divino

18. Bordeaux, une ville, un vignoble

Bordeaux, uma cidade, uma vinha

19. La grande saga de Bordeaux

A grande saga de Bordeaux

Le Belvédère

O Belvedere

Do alto dos seus 35m, no 8º andar de La Cité du Vin, o Belvedere nos convida a descobrir Bordeaux – a cidade e seus arredores se estendem aos nossos pés em 360°, numa visão panorâmica.

Neste espaço excepcional, um candelabro monumental composto por milhares de garrafas aumenta a singularidade do lugar. E aí vem o ponto alto desta experiência cultural: a degustação de uma taça de vinho dos melhores vinhedos do mundo (50ml).

Muito provavelmente, não iremos degustar um vinho brasileiro, pois temos acesso à essa oportunidade em nosso país. Degustei um espanhol, por preferência pessoal. Porém, para os “não brasileiros”, há muitas opções de vinhos daqui. Com um rodízio de rótulos a cada ano, muitas vinícolas brasileiras já estiveram em destaque no Belvedere: em 2016/17 eram 15 rótulos de 14 vinícolas e no período vigente, 2017/18, são 28 rótulos de 12 vinícolas.

A participação brasileira é viabilizada pelo projeto Wines of Brasil, do Ibravin em conjunto com a Apex-Brasil. “La Cité du Vin foca na história mundial do vinho e proporciona aos visitantes experiências sensoriais com os produtos. A representatividade do Brasil no espaço o coloca em uma importante vitrine, ao lado de grandes países produtores”, comemora o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Utilizamos como estratégia a preferência por espumantes devido a aceitação do produto no mercado Externo”, completa o dirigente.

Falta mesmo uma brasilidade nesse Belvedere para fechar a visita com um clima de happy hour. Mas daí só se La Cité du Vin fosse em um país latino mesmo. De qualquer forma, a degustação e a contemplação da paisagem de Bordeaux, fecham a visita com chave de ouro!

Exposições temporárias

Foto: Arquivo Pessoal


Quer conhecer melhor o Tour Permanente? Confira no post!

Fonte: La Cité du Vin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *